Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Estados Unidos

O desastroso dia em que os EUA explodiram uma baleia

Em 1970, A tentativa de explodir uma cachalote que se encontrava morta em uma praia causou pânico e uma chuva de pedaços de baleia

Giovanna Gomes Publicado em 10/11/2020, às 12h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa de baleia cachalote em praia - Getty Images
Imagem meramente ilustrativa de baleia cachalote em praia - Getty Images

Um bizarro incidente ocorreu próximo a Florence, no estado de Oregon, no ano de 1970. Depois que uma enorme baleia cachalote apareceu morta na praia, as autoridades americanas decidiram explodí-la. A ideia era transformá-la em pedaços tão pequenos que pássaros e caranguejos necrófagos dariam fim ao problema. No entanto, a situação saiu do controle e o que as pessoas que estavam no local presenciaram foi uma cena de horror e desespero.

O gigante encontrado

A baleia foi encontrada morta na praia, já em estado de decomposição. O odor podre era tão forte que era necessário agir logo, mas não era possível arrastar o animal, nem mesmo enterrá-lo. A única solução encontrada pela equipe responsável pelo caso foi explodí-la com bombas de dinamite.

Baleia cachalote na praia em 1970 / Crédito: Divulgação/KATU

Todos estavam curiosos para ver a explosão da cachalote, desde as pessoas que passavam pelo local, até a imprensa. Os preparos da operação foram acompanhados de maneira insólita, tendo em vista o quão inusitada era a situação para os expectadores.

A explosão

O resultado da missão, no entanto, não saiu conforme esperado. Assim que as autoridades acionaram as dinamites, uma pavorosa chuva de pedaços de baleia ocorreu. Eram inúmeros fragmentos de carne podre, ossos e sangue que pareciam cair do céu —tamanha foi a dimensão da explosão. Assim, as pessoas correram desesperadas tentando fugir daquele horror.

"O humor da situação de repente deu lugar a uma corrida pela sobrevivência, à medida que enormes pedaços de gordura de baleia caíam por toda parte", disse o repórter da emissora KATU, que gravou o incidente, Paul Linnman. "Pedaços de carne passavam bem alto sobre nossas cabeças, enquanto outros caíam aos nossos pés." Segundo ele, todos nas proximidades ficaram encharcados por causa da chuva de pedaços da baleia.

Além disso, a explosão danificou estruturas, como o caso de uma laje que se encontrava a 400 metros do local da operação que acabou caindo em cima de um carro. Felizmente, não havia pessoas dentro, mas o teto do veículo ficou completamente destruído.

Momento da explosão / Crédito: Divulgação/KATU

Homenagem ao incidente

Décadas após a explosão da baleia, foi realizada uma homenagem ao bizarro incidente. No ano de 2020, um novo parque local foi criado e batizado de "Exploding Whale Memorial Park" como uma forma de "comemoração" ao quinquagésimo aniversário do excêntrico ocorrido. Até mesmo um mascote (uma baleia) foi adotado como símbolo do parque.

Hoje em dia, a política do estado do Oregon determina que as baleias encontradas mortas devem ser enterradas e não mais explodidas, conforme a Oregon Historical Society (OHS).


+Saiba mais sobre animais a partir de grandes obras disponíveis na Amazon:

Moby Dick (Coleção Clássicos de Ouro), de Herman Melville (2017) - https://amzn.to/2OXNTF0

Mocha Dick: or the White Whale of the Pacific: A Leaf from a Manuscript Journal, de Jeremiah Reynolds (2013) - https://amzn.to/2qlpM8J

Ocean: A Visual Encyclopedia, de DK Publishing (2015) - https://amzn.to/31L941I

Animals: A Visual Encyclopedia, de DK Publishing (2012) - https://amzn.to/33TNk6r

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W