Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Arqueologia

O homem que encontrou um túmulo de 3 mil anos em sua fazenda

Ao acaso, em 2018, um agricultor se deparou com uma cratera e fez uma impressionante descoberta arqueológica

Isabela Barreiros, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 05/09/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Túmulo com caixão e artefatos descobertos na Grécia - Divulgação/Eforato de Antiguidades de Lassithi
Túmulo com caixão e artefatos descobertos na Grécia - Divulgação/Eforato de Antiguidades de Lassithi

Morar no berço da civilização ocidental pode trazer surpresas para quem nem ao menos imagina. Um fazendeiro estava procurando um lugar para estacionar em sua propriedade na vila de Kentri, no sudeste da ilha de Creta, na Grécia, e se deparou com uma boa vaga sob a sombra de uma de suas oliveiras.

O ano era 2018, e aquele era um dia comum. Quando ele desceu do carro, porém, se deparou com uma cratera que não estava ali antes. O buraco era grande e, quando Papadakos Ioannis, dono da fazenda, decidiu observá-lo mais de perto, percebeu que havia algo dentro.

Tratava-se de um túmulo de 3,4 mil anos, que guardava um caixão e artefatos extremamente antigos. 

O agricultor, então, entrou em contato com o ministério do Eforato de Antiguidades de Lassithi, que administra as descobertas arqueológicas do patrimônio nacional grego, e recebeu especialistas no local, que avaliaram o que ele havia encontrado totalmente ao acaso. 

Cratera que revelou o túmulo / Crédito: Divulgação/Ministério da Cultura da Grécia

A partir da visita dos arqueólogos, foi possível fazer análises e estimativas de datação para os objetos ali encontrados. Eles acreditam que o que foi descoberto data da civilização minoica, que habitou Creta durante a Era de Bronze grega.

Como relatou o comunicado do Ministério da Cultura da Grécia, "de acordo com a tipologia da cerâmica, e de acordo com as primeiras estimativas, a tumba pode ser datada do período IIIA-B tardio minóico, aproximadamente de 1400 a 1200 a.C.".

A nota destacou ainda que foi observado que o túmulo encontrado tinha 1,20 metro de diâmetro e mais de 2,5 metros de profundidade. A caverna só pôde ser identificada devido a um vazamento de um tubo de irrigação, que causou um buraco no chão.

Os estudiosos também descreveram que, na cova escavada no arvoredo, "foi descoberta uma tumba de câmara, escavada na pedra calcária mole da zona. O acesso à tumba era feito por uma trincheira vertical , enquanto a entrada foi selada com alvenaria de pedra”.

Foram encontrados 24 vasos coloridos e ornamentados e dois larnakes contendo esqueletos de dois adultos. Tratam-se de caixões ornamentados e estreitos que foram usados pelos minoicos no período histórico em questão. 

Arqueólogos analisam a cratera e a tumba / Crédito: Divulgação/Facebook/Nikos Petasis

As peças estavam em um estado de preservação impressionante, o que colaborou muito para as análises. Os pesquisadores também afirmaram que as pessoas ali enterradas provavelmente faziam parte da alta sociedade da época, visto a qualidade das peças que estavam junto delas.

Quando a descoberta foi feita, o vice-prefeito da cidade grega de Ierapetra, Argyris Pantazis, comemorou, celebrando o fato de que a tumba não havia sido saqueada, fato, infelizmente, muito comum entre túmulos antigos descobertos na região. 

“Isso ajudará os arqueólogos a obter o máximo de informações possível”, afirmou. “Este é um grande dia para Ierapetra. “Quando você vê que em um buraco de quatro metros existem antiguidades tão importantes, você fica pasmo”, disse ao site local Cretapost. 

Ele completou: “Estamos particularmente satisfeitos com este grande achado arqueológico, pois espera-se que destaque ainda mais a nossa cultura e história”.


+Saiba mais sobre arqueologia por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Arqueologia, de Pedro Paulo Funari (2003) - https://amzn.to/36N44tI

Uma breve história da arqueologia, de Brian Fagan (2019) - https://amzn.to/2GHGaWg

Descobrindo a arqueologia: o que os mortos podem nos contar sobre a vida?, de Alecsandra Fernandes (2014) - https://amzn.to/36QkWjD

Manual de Arqueologia Pré-histórica, de Nuno Ferreira Bicho (2011) - https://amzn.to/2S58oPL

História do Pensamento Arqueológico, de Bruce G. Trigger (2011) - https://amzn.to/34tKEeb

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W