Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / 'O Iluminado'

O Iluminado: Filme tem final alternativo que você nunca verá

Clássico do terror dirigido por Stanley Kubrick teria fim bastante diferente de como conhecemos; confira!

Éric Moreira, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 04/11/2023, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de 'O Iluminado' (1980) - Reprodução/Warner Bros./HBO Max
Cena de 'O Iluminado' (1980) - Reprodução/Warner Bros./HBO Max

Em 1980, chegou aos cinemas aquele que se tornaria um dos mais icônicos filmes de terror de todos os tempos: 'O Iluminado', de Stanley Kubrick. A história do longa acompanha o pequeno Danny (Danny Lloyd) e sua mãe, Wendy (Shelley Duvall) no isolado Hotel Overlook durante o inverno, enquanto o pai, Jack (Jack Nicholson), que deveria cuidar do local e tenta escrever um livro, perde gradualmente a sanidade e se torna um perigo para a família.

Hoje, é difícil alguém que não conheça essa obra de Kubrick. Inspirada no livro homônimo de Stephen King, o filme tornou-se uma grande referência na indústria do terror, se consagrando como um dos melhores longas do gênero já feitos.

Jack Torrance (Jack Nicholson) em 'O Iluminado' (1980)
Jack Torrance (Jack Nicholson) em 'O Iluminado' (1980) / Crédito: Reprodução/Warner Bros./HBO Max

No entanto, uma pessoa em particular demonstrou, desde o lançamento, descontentamento com o final do filme: Stephen King. Isso porque o final de sua obra, que culminaria na morte de Jack em uma explosão no Hotel Overlook após falhas na caldeira, e a fuga de Danny, Wendy e Dick Hallorann (outro paranormal e cozinheiro do hotel), foi bastante alterado pelo cineasta estadunidense. Entenda!

O final do filme

No filme, em vez de três sobreviventes, restam somente dois no final: Danny e Wendy. Hallorann foi atingido por um golpe de machado desferido em seu peito por Jack. O assassino, por sua vez, morreria congelado em meio à nevasca do local, e sua esposa e filho fogem naquele cenário inóspito, buscando apenas se afastar o mais rápido possível do hotel.

Segundo o produtor executivo do filme, Jan Harlan, e a roteirista, Diane Johnson, em entrevista à EW, Kubrick só aceitou dirigir o filme, pois lhe foi prometida liberdade criativa. Ele não concordava com o final criado por King, acreditando que o longa precisava de algo "metafórica e visualmente mais interessante".

No entanto, a versão conhecida do filme, que termina com a visão de Jack congelado e, depois, uma fotografia antiga onde o homem pode ser visto — deixando um final em aberto que levanta dúvidas: seria Jack uma reencarnação? Ou o hotel o teria consumido? —, não foi a primeira idealizada por Kubrick.

Jack Torrance congelado no fim de 'O Iluminado' (1980) / Crédito: Reprodução/Warner Bros.

Final alternativo

A primeira versão de 'O Iluminado' pensada por Kubrick contaria, na verdade, apenas com algumas cenas extras. Estas, porém, já seriam suficientes para mudar bastante toda a interpretação da obra.

A última cena se passaria em um hospital, conforme descreve o Screen Rant, logo após a morte de Jack e antes de aparecer a fotografia antiga no hotel. Stuart Ullman, gerente do Overlook, apareceria para visitar Danny e Wendy — ou seja, saberíamos que eles se sobreviveriam à fuga —, enquanto os explicaria não haver qualquer evidência de que a grande hospedaria seria assombrada.

Ao sair, porém, o homem entregaria a Danny a mesma bola de tênis que rolou do quarto 237 quando ele brincava no hotel. Ou seja, seria uma surpresa extra no fim: afinal, a influência sobrenatural do Overlook iria para além da propriedade? Ou Ullman apenas seria consciente das forças sobrenaturais do local?

Stuart Ullman, interpretado por Barry Nelson
Stuart Ullman, interpretado por Barry Nelson / Crédito: Reprodução/Warner Bros./HBO Max

Por que mudar?

Stanley Kubrick não é considerado um dos maiores cineastas que já existiu à toa. Além de seu grande primor técnico e emprego preciso de diferentes técnicas de câmera, o diretor também era conhecido por ser extremamente severo com sua equipe — tendo gerado problemas inclusive à Shelley Duvall — e, acima de tudo, buscava arrancar fortes reações do público.

+ Do agoniante papel em O Iluminado a reclusão: O que aconteceu com Shelley Duvall

Por isso, antes de 'O Iluminado' ser lançado oficialmente, o diretor optou por realizar uma exibição de teste. E mesmo que o primeiro final, apresentado nessa ocasião, mostrasse os poderes do hotel como ainda mais amplos do que o imaginado até aquele momento, um fator em específico foi a razão para o corte: a reação do público.

Stanley Kubrick
Stanley Kubrick / Crédito: Dominio Público via Wikimedia Commons

De acordo com o Screen Rant, as reações ao corpo congelado de Jack Torrance foram tão fortes, que o diretor optou por cortar tudo que viria depois. E a decisão, por sua vez, teve outro impacto: um final mais aberto à interpretação de cada um, outro ponto forte do filme.

Infelizmente, a versão alternativa de 'O Iluminado' não poderá nunca ser assistida: após o fim da produção, Kubrick mandou que todos os cortes não utilizados fossem destruídos. Ainda assim, é inegável que o diretor acertou, e até hoje o longa é uma das maiores referências de toda a indústria do terror.

Shelley Duvall, Danny Lloyd e Jack Nicholson em 'O Iluminado' (1980)
Shelley Duvall, Danny Lloyd e Jack Nicholson em 'O Iluminado' (1980) / Crédito: Reprodução/Warner Bros./HBO Max