Matérias » Curiosidades

A operação real que inspirou Missão Presente de Natal, novo filme da Netflix

Em clima natalino, a produção ilustra uma ação humanitária colocada em prática todos os anos pelas Forças Armadas dos EUA

Isabela Barreiros Publicado em 08/11/2020, às 00h00

Cena do filme Missão Presente de Natal (2020
Cena do filme Missão Presente de Natal (2020 - Divulgação - Netflix

Na última semana, a Netflix já deu início à temporada de filmes de Natal em sua plataforma, com o lançamento do filme Missão Presente de Natal (2020). Em clima natalino, os atores Kat Graham e Alexander Ludwig protagonizam a produção que conta uma história baseada em uma tradição real.

Como todo romance, principalmente os de Natal, os dois personagens de apaixonam mesmo sendo completos opostos. Ela, uma assessora do Congresso dos EUA que vai até uma base da Força Aérea no Oceano Pacífico e, ele, um oficial que faz de tudo para que as instalações não sejam fechadas pelo governo.

No entanto, o que diferencia Missão Presente de Natal de outros filmes de mesmo tema é que ele ilustra um evento que acontece de fato nas festividades de final de ano nos Estados Unidos. Desde 1952 a Força Aérea dos EUA realiza todos os anos a Operação Natal Drop (que é o nome do filme em inglês).

Baseado em fatos reais

Na década de 1950, soldados do 54º Esquadrão de Reconhecimento Meteorológico estavam no meio de uma missão mais ao sul de Guam, a região insular dos estadunidenses na Micronésia, quando perceberam uma pessoa acenando para eles do chão. 

Eles estavam sobrevoando sobre a ilha de Kapingamarang, onde não havia nem água potável nem eletricidade, mas havia tufões constantes. Ao perceberem os gestos, que estavam sendo feitos agora por mais pessoas, os oficiais tomaram uma decisão que viria a se tornar tradição na região.

Como era o período próximo ao Natal, a ideia era a de trazer alguma alegria para a vida dos habitantes da ilha. Foi assim que a tripulação juntou alguns itens que estavam dentro de sua aeronave em um contêiner e o lançou para os moradores que estavam chamando sua atenção.

Crédito: Wikimedia Commons

 

Os soldados colocaram a caixa anexada a um paraquedas, o que fez com que ela caísse tranquilamente, na visão das pessoas acenando. Segundo publicado no Stars and Stripes, veículo de informação sobre o Exército dos EUA, uma testemunha disse: "Vimos essas coisas saírem da parte traseira do avião e eu estava gritando: 'Há brinquedos caindo'".

Essa ação feita não intencionalmente na ilha milhares de quilômetros a sudoeste do Havaí foi tão notável que se tornou a mais antiga operação do Departamento de Defesa dos Estados Unidos ainda em atividade. 

Se esse título já não fosse o suficiente para esse projeto que acontece todo ano durante o período das festividades de final de ano, a Operação Christmas Drop é considerada a mais antiga missão aérea humanitária do mundo. 

Hoje em dia

Como já dito, a ação humanitária é colocada em prática todos os anos por soldados dos Estados Unidos. Atualmente, os oficiais levam suprimentos como remédios, alimentos, equipamentos úteis, roupas, artigos de primeira necessidade e, como não poderia faltar no Natal, brinquedos para as crianças.

Esses itens são trazidos por militares principalmente da Base Aérea de Andersen e da Base Aérea de Yokot. O foco da operação ainda é a região da Micronésia, onde ocorreu pela primeira vez e continua acontecendo até os dias de hoje. Na região, existem ao menos 50 ilhas que possuem um difícil acesso, mesmo por barco. 

Depois de ser estabelecida como uma tradição que já perdura décadas, os soldados começaram a usar toucas de Papai Noel durante esse período de entrega de suprimentos para os moradores das ilhas. 

Aproveitando que a atitude se tornou uma obrigação anual para os membros do Exército, um dos objetivos dessa operação tornou-se o treinamento de homens e mulheres que entrarão para o serviço militar nos Estados Unidos. A ação humanitária de distribuição de presentes de Natal na Micronésia se tornou também uma missão de treinamento ao longo dos anos.

Assista ao trailer de Missão Presente de Natal abaixo.


+Saiba mais sobre o Natal por meio de grandes obra disponíveis na Amazon:

Papai Noel: As origens históricas e a evolução da figura lendária do Natal, de Charles River Editors (2018) - https://amzn.to/2MmBSGI

O Papai Noel ainda não vem aqui: Uma antologia de Natal, de Anne Demeneck, Fabrício Fonseca, J. Venegas Álvares, Rodrigo Ortiz Vinholo, Jenna Valéria, Alek Salles e Amanda Or (2019) - https://amzn.to/371Ezpa

O Papai Noel, de E.E. Soviersovski - https://amzn.to/3985LVa

O Natal escondido: A surpreendente verdade por trás do nascimento de Cristo, de Timothy Keller (2017) - https://amzn.to/2Zpqj75

Em casa para o Natal, de Cally Taylor (2013) - https://amzn.to/2sfrZE3

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W