Black Friday Amazon 2021
Matérias » Brasil

Os impressionantes objetos históricos revelados no solo do Instituto Butantan

O site Aventuras na História conferiu de perto os objetos encontrados durante obras e conversou com os profissionais envolvidos na descoberta

Redação Publicado em 08/11/2021, às 15h27

Alguns dos itens encontrados durante as obras
Alguns dos itens encontrados durante as obras - Aventuras na História

No último mês, o site Aventuras na História repercutiu curiosas descobertas feitas no solo do Instituto Butantan. Após obras com o objetivo de modernizar a estrutura local, funcionários se depararam com itens históricos que relembram a fundação do centro de pesquisa, que completou 120 anos.

Os itens encontrados foram: uma garrafa de creolina, uma garrafa de vinho, uma ampola e um tijolo de basalto. Pensando na importante novidade, o site Aventuras na História verificou de perto os itens revelados durante as obras e conheceu alguns dos profissionais envolvidos na descoberta histórica.

Tijolo de basalto encontrado // Divulgação / Instituto Butantan

 

“Qualquer objeto encontrado a gente já pega para avaliação. Como isso é muito recente, ainda não temos uma pesquisa profunda. A gente tem uma pesquisa mais superficial. Percebemos que a garrafa de vidro, por exemplo, tem algumas deformações, o que sugere algumas décadas”, explica a arquiteta Caroline Tonacci Costa.

A garrafa de creolina, a gente sabe o que os desinfetantes de hoje em dia não são assim. Então fizemos uma pesquisa e descobrimos que a garrafa tem, em média, 100 anos”, enfatiza Caroline.

Na entrevista exclusiva, você confere mais curiosidades sobre a descoberta, além de entender quais são os próximos passos da pesquisa. 

Confira o vídeo abaixo!