Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Família real britânica

Os não tão conhecidos filhos da princesa Margaret, irmã de Elizabeth II

A princesa Margaret foi a única irmã da recém-finada rainha Elizabeth II

Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 05/11/2022, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Princesa Margaret, irmã mais nova da recém-finada rainha Elizabeth II, segurando sua filha mais nova, Lady Sarah Chatto, ao lado do filho, David Armstrong-Jones, e do marido, Antony Armstrong-Jones - Getty Images
Princesa Margaret, irmã mais nova da recém-finada rainha Elizabeth II, segurando sua filha mais nova, Lady Sarah Chatto, ao lado do filho, David Armstrong-Jones, e do marido, Antony Armstrong-Jones - Getty Images

Recentemente, uma grande mudança que ocorreu na família real britânica foi a morte da rainha Elizabeth II, que já estava sob o comando da instituição havia 70 anos.

Com isso, outras mudanças envolvendo nomes já conhecidos também aconteceram, como a ascensão ao cargo de rei de Charles III, filho da finada monarca, e também a saída do príncipe Harry, filho de Charles III, e Meghan Markle, sua esposa, da ordem.

No entanto, a monarquia é muito mais ampla e extensa que o que é normalmente noticiado, sendo, na verdade, algumas pessoas ainda muito distantes do trono — ou seja, como a coroa é destinada aos primogênitos, até mesmo os netos de Charles III estão na frente de sua irmã, a princesa Anne —, o que faz com que diversos nomes fiquem meio apagados das polêmicas reais.

Tendo isso em mente, não surpreende saber que a irmã mais nova de Elizabeth II, a princesa Margaret, seria facilmente ignorada na linha de sucessão do trono ao longo de sua vida, visto que qualquer filho, neto e até bisneto de sua irmã teria preferência contra ela.

Margaret, condessa de Snowdon, foi considerada a primeira celebridade da realeza britânica, tendo se casado com o fotógrafo Antony Armstrong-Jones em 6 de maio de 1960 — e se separado em 1976, com divórcio oficial somente dois anos depois.

Princesa Margaret, irmã mais nova da recém-finada rainha Elizabeth II
Princesa Margaret, irmã mais nova da recém-finada rainha Elizabeth II / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons / Foto por Jack de Nijs for Anefo pelo Wikimedia Commons

Em 9 de fevereiro de 2002, a princesa Margaret veio a falecer, em decorrência de um derrame. Da relação dela com o fotógrafo, no entanto, nasceram duas crianças: David Armstrong-Jones e Lady Sarah Chatto

David Armstrong-Jones

O primeiro filho de Margaret e Armstrong-Jones, David Albert Charles, nasceu em Clarence House em 3 de novembro de 1961. "Sua Alteza Real, a princesa Margaret, condessa de Snowdon, deu à luz um filho às 10h45 de hoje. Tanto a mãe quanto o bebê estão bem", dizia o anúncio oficial da Clarence House.

Fotografia antiga de David sendo apresentado para sua avó, a rainha Elizabeth, a rainha mãe
Fotografia antiga de David sendo apresentado para sua avó, a rainha Elizabeth, também conhecida como 'a rainha mãe' / Crédito: Getty Images

No final da adolescência e início dos vinte anos, David estudou para ser artesão e acabou lançando sua própria empresa de móveis personalizados, David Linley Furniture Ltd, agora chamada LINLEY.

Herdei meu amor pelo design de meu pai, o conde de Snowdon, que sempre foi fascinado por ultrapassar os limites de um objeto – descobrindo como fazê-lo tocar o chão em dois lugares em vez de três", disse certa vez ao The Telegraph, em 2011. "Eu era muito ruim em fazer coisas quando criança, mas ele era um excelente professor."

Em 1993, se casou com Serena Stanhope, e juntos tiveram o primeiro filho em 1° de julho de 1999, Charles Patrick Inigo Armstrong-Jones. Três anos depois, Lady Margarita Elizabeth Rose Alleyne Armstrong-Jones nasceu, em 14 de maio de 2002.

David Armstrong-Jones, filho da princesa Margaret e 2.º Conde de Snowdon
David Armstrong-Jones, filho da princesa Margaret e 2.º Conde de Snowdon / Crédito: Getty Images

Após a morte de seu pai em 2017, David se tornou o 2º Conde de Snowdon. Já em 2020, após 25 anos de casamento, ele e Serena Stanhope anunciaram sua decisão de se separar.

Em 17 de setembro de 2022, David se juntou a muitos de seus primos para uma vigília realizada por sua tia, a rainha, que morreu em 8 de setembro — além de ter, também, participado do cortejo fúnebre da rainha em 19 de setembro, tendo hoje 61 anos.

Lady Sarah Chatto

A filha da princesa Margaret e Armstrong-Jones, Lady Sarah Frances Elizabeth Chatto, nasceu no Palácio de Kensington em 1º de maio de 1964. Uma curiosidade interessante, é que ela foi, quando adolescente, dama de honra no casamento do príncipe Charles com a princesa Diana, em 1981, e também puxou ao pai, se tornando artista.

Fotografia da princesa Margaret segurando a recém-nascida Lady Sarah Chatto, ao lado do marido, Antony Armstrong-Jones, e do filho primogênito, David Armstrong-Jones
Fotografia da princesa Margaret segurando a recém-nascida Lady Sarah Chatto, ao lado do marido, Antony Armstrong-Jones, e do filho primogênito, David Armstrong-Jones / Crédito: Getty Images

Em 14 de julho de 1994, Sarah se casou com Daniel Chatto na igreja St. Stephen Walbrook, em Londres. O casal deu as boas-vindas ao primeiro filho, Samuel Chatto, em 1996, e seu segundo filho, chamado Arthur, nasceu em 5 de fevereiro de 1999.

Samuel e seu irmão Arthur estudaram no Eton College antes de se matricularem na Universidade de Edimburgo. Samuel puxou aos pais e trabalha como artista, enquanto Arthur trabalhou como personal trainer antes de se juntar aos Royal Marines — já Sarah, trabalha ainda como artista, e tem 58 anos.

Fotografia de 2010 em que é possível ver Lady Sarah ao lado do filho, Arthur Chatto, e do marido, Daniel Chatto
Fotografia de 2010 em que é possível ver Lady Sarah ao lado do filho, Arthur Chatto, e do marido, Daniel Chatto / Crédito: Getty Images

O designer e curador Patrick Kinmonth descreveu anteriormente suas pinturas como "crescendo como plantas florescendo, ou paisagens escavadas ao longo do tempo de horizontes lembrados e indistintos... Seu trabalho nos leva a uma profunda contemplação do mundo que ela procura conhecer e do método que ela tem dominada".

Lady Sarah Chatto foi premiada com o Prêmio Winsor & Newton em 1988 e o Prêmio Paisagem Creswick em 1990. Por fim, em 2004, ela se tornou a vice-presidente do Royal Ballet, como informado pela People.