Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Escapando da morte: Steve McQueen por pouco não foi vítima da família Manson

A seita do psicopata norte-americano quase deu o mesmo destino de Sharon Tate ao famoso "stuntman" de Hollywood

Alana Sousa Publicado em 22/10/2021, às 14h00 - Atualizado em 29/04/2022, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Steve McQueen em montagem com Manson - Domínio Público, via Wikimedia Commons
Steve McQueen em montagem com Manson - Domínio Público, via Wikimedia Commons

Na madrugada do dia 9 de agosto de 1969, uma cena sanguinária e violenta foi instaurada pelos membros da Família Manson — seguidores fiéis da seita messiânica de Charles Manson, um dos maiores lunáticos dos Estados Unidos —, na mansão de Sharon Tate em Los Angeles.

A atriz, grávida de oito meses, foi morta cruelmente com um tiro e diversas facadas. Seus quatro hóspedes também perderam a vida no fatídico episódio, eram eles Abigail Folger, Wojciech Frykowski, Steven Parent, Jay Sebring. Após um jantar, eles foram surpreendidos quando a casa foi invadida por homicidas armados que seguiam ordens diretas.

Tex Watson, Susan Atkins, Linda Kasabian e Patricia Krenwinkel enfrentaram julgamento e receberam a sentença de morte, porém, a Califórnia rapidamente aboliu a pena letal, assim, os criminosos foram sentenciados a prisão perpétua.

Uma pessoa, no entanto, escapou do fim brutal por um triz: trata-se do famoso astro Steve McQueen. O americano, que morreu em 1980, estrelou diversas produções de sucesso, entre elas Crown, o Magnífico (1968), Os Implacáveis (1972), Sete Homens e um Destino (1960), Bullitt (1968) e Fugindo do Inferno (1963).

No auge da fama, Steve McQueen consolidava sua reputação como astro de cinema a cada longa-metragem lançado; no mesmo período, Tate começava a ganhar os holofotes em sua carreira de atriz. Ela era casada com o cineasta Roman Polanski.

Encontro evitado

O ator tinha sido convidado para comparecer ao jantar que antecedeu as horas brutais que resultaram em cinco mortes. Por ser amigo do cabeleireiro Jay Sebring, McQueen tinha confirmado presença e todos esperavam por ele.

O astro de Hollywood, entretanto, jamais apareceu, evitando se tornar mais uma vítima da Família Manson. Anos depois dos assassinatos, a ex-esposa de McQueen, Neile Adams, que estava casada com ele na época, revelou porque o marido não foi à mansão de Sharon Tate.

Steve McQueen no filme Facínoras Mascarados (1959) / Crédito: Domínio Público

Em entrevista ao National Post, no ano de 2017, Adams finalmente confessou a motivação por trás da ‘sorte’ de McQueen. A mulher falou que ele, por acaso, “encontrou uma garota e decidiu sair com ela”.

Ao ter a notícia chocante da morte de seus amigos, o astro ficou bastante preocupado, como relembrou sua ex-companheira: “Depois disso, ele ficou mais paranoico e não me deixava ir a lugar nenhum sem uma arma.”.

Para Adams, não há dúvida da sorte que McQueen teve ao evitar o compromisso. “Sair com aquela garota salvou a vida dele”, falou ela, como repercutiu a revista People.

Mais de uma década depois, o ator americano não escapou de um câncer maligno na membrana que envolve os pulmões, que o levou à morte em novembro de 1980.


+Saiba mais sobre crimes por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Serial Killers - Anatomia do Mal: Entre na mente dos psicopatas, de Harold Schrechter (2019) - https://amzn.to/39YVlGK

De frente com o serial killer, de Mark Olshaker e John E. Douglas (2019) - https://amzn.to/2UX47R4

Lady Killers: As mulheres mais letais da história, de Tori Telfer (2019) - https://amzn.to/3c7BoPb

Mindhunter: O Primeiro Caçador de Serial Killers, de John Douglas e Olshaker Mark (2017) - https://amzn.to/2xccb7L

Ted Bundy: Um Estranho ao Meu Lado, de Ann Rule (2019) - https://amzn.to/3cauuc9

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W