Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Música

Por que a cinebiografia de David Bowie não foi aprovada pelos fãs?

Stardust será lançado no próximo mês, mas já despertou a ira da família e dos admiradores do Camaleão do Rock

Alana Sousa Publicado em 01/05/2021, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
David Bowie - Getty Images
David Bowie - Getty Images

David Bowie era considerado o Camaleão do rock. Sua música, atuação e originalidade o consagraram um dos artistas mais autênticos da indústria musical. Sua carreira de quase 50 anos foi o suficiente para marcar seu nome na história do rock.

O britânico, que veio a falecer aos 69 anos, em 2016, devido a um câncer no fígado, deixou um legado importante — tanto para a música quando para a comunidade queer. Seu personagem Ziggy Stardust, um ser alienígena andrógino e bissexual foi inspiração para muitos jovens na década de 1970.

A perda de Bowie é sentida até hoje, com fãs fazendo homenagens frequentemente e suas músicas sendo trilha sonora da vida de muitas pessoas. Após a morte (ou até mesmo antes dela), uma das honrarias que um artista pode receber é uma cinebiografia.

Fotografia de David Bowie / Crédito: Divulgação

Freddie Mercury, Ray Charles e Ritchie Valens ganharam longas que narram suas sagas e foram bem recebidos tanto pela crítica quanto pelos fãs. Entretanto, no caso de Bowie a história está sendo bem diferente.

Stardust

A produção, estrelada por Johnny Flynn, traz no título uma referência ao persona criado por Bowie: Stardust. Dirigido por Gabriel Range, o filme mostrará o músico ainda no início da carreira, enfrentando dificuldades para se tornar um rockstar e lutando para encontrar seu eu verdadeiro.

O longa ficará disponível ao público no próximo mês, em 26 de maio, nas principais plataformas de streaming. Mas o que era para ser um evento calorosamente esperado está sendo esnobado por fãs, que não estão tão contentes assim com a estreia.

Antes mesmo dos admiradores mostrarem receio ao filme, o filho de Bowie, o diretor Duncan Jones foi o primeiro a manifestar sua opinião contrária à produção. Em sua página oficial no Twitter, o cineasta disse que não aprovava a cinebiografia.

“Praticamente certo de que ninguém concedeu direito de utilização das músicas para uma biografia... Eu saberia disso. Não estou dizendo que este filme não vai acontecer. Eu honestamente não sei. Estou dizendo que, do jeito que está, este filme não terá nenhuma música do meu pai nele, e não consigo imaginar este cenário mudando. Se você quiser ver uma cinebiografia sem as músicas dele ou a bênção da família, esta é uma escolha sua”, disparou Jones.

A obra rapidamente foi ‘cancelada’ pelos fãs, que não querem assistir ao filme sem a autorização da família e nem mesmo sem a presença das músicas de Bowie, que fazem bastante falta apenas ao assistir ao trailer.

Bowie havia manifestado seu desejo em vida de jamais ser homenageado com uma cinebiografia, algo que pelo visto será respeitado por seus seguidores mais fiéis. Após a controvérsia, Duncan voltou ao Twitter para fazer comentários sobre um possível projeto.

“Se Neil Gaiman quisesse escrever algo usando os personagens do meu pai, e se Peter Ramsey e sua equipe quisessem transformar isso em uma animação, eu conversaria com todos ao meu redor para dar atenção à ideia e considerar a proposta com seriedade”, disse ele, alimentando a imaginação dos seguidores.


+Saiba mais sobre David Bowie por meio das obras abaixo, disponíveis na Amazon:

Bowie, de Wendy Leigh (2016) - https://amzn.to/2NDAKiC

David Bowie: A Life (Edição Inglês), de Dylan Jones (2017) - https://amzn.to/2Rv0wqm

David Bowie. História, Discografia, Fotos e Documentos, de Mike Evans (2016) - https://amzn.to/2R7jLYp

The Rise And Fall Of Ziggy Stardust And The Spiders From Mars - Gravação original, Importado - https://amzn.to/38l7Mwa

David Bowie (DVD) - https://amzn.to/2v0G7SH

David Bowie: The Oral History (Edição Inglês), de Dylan Jones (2017) - https://amzn.to/38dQkcP

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W