Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Led Zeppelin

Quem é o homem na capa do quarto álbum do Led Zeppelin?

Recentemente, um pesquisador inglês identificou quem é o homem que estampa icônica capa de álbum de 1971 do Led Zeppelin; confira!

Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 14/11/2023, às 18h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capa do álbum 'Led Zeppelin IV' (1971) e fotografia original - Divulgação/Atlantic Records / Domínio Público via Wikimedia Commons
Capa do álbum 'Led Zeppelin IV' (1971) e fotografia original - Divulgação/Atlantic Records / Domínio Público via Wikimedia Commons

Era o fim da década de 1960 quando, em meio ao cenário do rock de Londres, na Inglaterra, despontou aquela que se tornaria uma das mais icônicas bandas de toda a história: o Led Zeppelin.

Composta originalmente por Robert Plant no vocal, Jimmy Page na guitarra, John Paul Jones no baixo e o falecido John Bonham na bateria, o grupo foi responsável por lançamentos marcantes como 'Immigrant Song', 'Kashmir' e a bela 'Stairway to Heaven'.

+ O inusitado motivo que fez o Led Zeppelin ser expulso de Singapura;

Esta quarta canção, que conta com uma das introduções mais famosas do rock, é apenas uma entre várias outras composições memoráveis que compõem o quarto álbum de estúdio da banda: 'Led Zeppelin IV', lançado em 8 de novembro de 1971, e considerado por muitos o melhor.

Porém, não são só as faixas que fazem a fama do disco, que também conta com uma das capas mais famosas. O disco mostra a pintura de um homem carregando vários galhos nas costas, sobre um papel de parede descascado.

Capa do álbum 'Led Zeppelin IV' (1971)
Capa do álbum 'Led Zeppelin IV' (1971) / Crédito: Divulgação/Atlantic Records

Apesar de o álbum ser considerado um clássico do rock, foi só recentemente, 52 anos após seu lançamento, que um mistério em torno dele foi revelado: a origem e identidade do homem que estampa a capa. Ele, que sempre foi conhecido apenas como "stick man" ("homem dos gravetos", em tradução livre) era um telhadista do século 19.

Origem da foto

De acordo com a Smithsonian Magazine, a imagem que estamparia uma das mais emblemáticas capas do Led Zeppelin foi adquirida por Robert Plant, vocalista da banda, no momento em que vasculhava uma loja de antiguidades próxima à casa de Jimmy Page no condado de Berkshire, na Inglaterra.

+ O dia em que o Led Zeppelin foi acusado de satanismo

Membros do Led Zeppelin (John Paul Jones, Robert Plant, Jimmy Page e John Bonham, respectivamente)
Membros do Led Zeppelin (John Paul Jones, Robert Plant, Jimmy Page e John Bonham, respectivamente) / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

Recentemente, o historiador da Universidade do Oeste da Inglaterra (e um grande fã de Led Zeppelin), Brian Edwards, descobriu uma cópia original da imagem enquanto vasculhava casas de leilões pela internet, em um álbum de fotos da Era Vitoriana (1837 - 1901). Quando viu a fotografia, a reconheceu imediatamente.

O Led Zeppelin criou a trilha sonora que me acompanha desde minha adolescência, então espero realmente que a descoberta desta fotografia vitoriana agrade e divirta Robert, Jimmy e John Paul [Jones]", conta Edwards em comunicado do Museu Wiltshire.

Após ter feito o achado, ele notificou o Museu Wiltshire, onde foi curador de uma exposição em 2021, e comprou o álbum por um valor de 420 libras esterlinas (cerca de R$2.550,00, na cotação atual).

Conforme descreve a Smithsonian, o álbum é intitulado 'Reminiscências de uma visita a Shaftesbury. Pentecostes de 1892. Um presente de Ernest para a tia', e pertenceu, originalmente, ao fotógrafo vitoriano Ernest Howard Farmer

Já a  fotografia descoberta, por sua vez, chama atenção por ser em preto e branco, bem  diferente do que pode ser visto na capa de 'Led Zeppelin IV'. Porém, ainda é levantada a possibilidade de Farmer, que era instrutor de fotografia, pudesse ter utilizado a imagem para ensinar seus alunos a colorir fotos.

"Stick Man"

Outra curiosidade descoberta pelo museu foi a identidade do 'Stick Man' do Led Zeppelin: ele se chamava Lot Long. Na época em que a foto foi tirada, trabalhava como telhadista, tinha 69 anos, era viúvo e vivia em uma pequena cabana. O homem nasceu na cidade de Mere, em Wiltshire, no ano de 1823.

Lot Long em fotografia de 1892 e a imagem colorida utilizada em 'Led Zeppelin IV'
Lot Long em fotografia de 1892 e a imagem colorida utilizada em 'Led Zeppelin IV' / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

Além de Long, o álbum ainda conta com fotografias relacionadas à arquitetura daquela região, bem como diversas cenas de rua e dos trabalhadores rurais.

Para o próximo ano, o Museu Wiltshire planeja uma exposição com as imagens do álbum, chamada 'The Wiltshire Thatcher: uma viagem fotográfica pela Wessex vitoriana'.

Na mostra, segundo comunicado da instituição, será apresentado "como Farmer capturou o espírito das pessoas, vilas e paisagens de Wiltshire e Dorset que contrastavam tanto com sua vida em Londres."

É fascinante ver como este tema de contrastes rurais e urbanos foi desenvolvido pelo Led Zeppelin e se tornou o foco desta icônica capa de álbum 70 anos depois", comenta o museu em comunicado, por fim.