Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Ripley

Ripley: Nova série da Netflix é inspirada em história real?

Novo thriller psicológico da Netflix, 'Ripley' acompanha o notório vigarista Tom Ripley, que transforma uma oferta de trabalho de resgate em um golpe mortal; confira!

Éric Moreira Publicado em 04/04/2024, às 15h07 - Atualizado em 05/04/2024, às 19h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de 'Ripley', nova produção da Netflix - Divulgação/Netflix
Cena de 'Ripley', nova produção da Netflix - Divulgação/Netflix

Na última quinta-feira, 4 de abril, chegou à Netflix a minissérie com oito episódios 'Ripley'. Criada por Steven Zaillian, é um thriller psicológico eletrizante que ainda deve dar o que falar, com uma história intensa e envolvente.

Em seu elenco, destaca-se o ator Andrew Scott — conhecido por papéis em séries como 'Black Mirror' e 'Fleabag' —, que aqui dá vida ao protagonista Tom Ripley, "que transforma uma oferta lucrativa em um golpe mortal", conforme a sinopse disponibilizada na própria Netflix.

+ O Problema dos 3 Corpos: O crime real por trás da série sucesso na Netflix

Na nova minissérie, Tom Ripley é contratado para resgatar o filho de um homem rico, que gasta a herança em luxo na vila italiana de sua família. Porém, quando conhece o rapaz, Dickie Greenleaf (interpretado por Johnny Flynn), e mergulha no desconhecido estilo de vida da classe alta, ele desenvolve uma obsessão que o leva até mesmo a querer se tornar ele próprio, em uma Nova York da década de 1960.

Com uma estética chamativa e esse enredo intenso (mas ainda provável), muitos também devem se perguntar: 'Ripley' é inspirado em uma história real? 

+ Golpista do Amor: A história mostrada na série é real?

Cena de 'Ripley' / Crédito: Divulgação/Netflix

Inspiração

É possível adiantar logo de cara: 'Ripley' não é inspirado em uma história real. Em vez disso, sua inspiração é o romance 'O Talentoso Ripley', escrito por Patricia Highsmith e publicado em 1955, segundo o Capital FM UK.

Capa de edição de 2012 de 'O Talentoso Ripley', e Patricia Highsmith em 1962 / Crédito: Divulgação/Amazon / Domínio Público via Wikimedia Commons

Originalmente, o romance era parte de uma série literária de cinco partes, cujos outros livros se chamam 'Ripley Subterrâneo' (1970), 'O jogo de Ripley' (1974), 'O garoto que seguiu Ripley' (1980) e, por fim, 'Ripley debaixo de água' (1991). Patricia Highsmith faleceu quatro anos depois deste último, em 4 de fevereiro de 1995, aos 74 anos.

Considerados sombrios e até mesmo sinistros, os livros não eram indicados ao público infantil, o que a Netflix aparentemente seguiu para a nova adaptação.

Vale mencionar que a série, no caso, seguiu o enredo apenas do primeiro livro, porém, não há qualquer confirmação de planos para adaptar outras obras. 

Cena de 'Ripley' / Crédito: Divulgação/Netflix

Outras versões

Vale mencionar também que esta nova série da Netflix não é a primeira adaptação audiovisual da obra de Highsmith, que foi um grande sucesso literário no século 20.

Certamente a mais famosa foi o filme de 1999, 'O Talentoso Ripley', dirigido por Anthony Minghella e com a presença de grandes nomes no elenco, como Matt Damon, Jude Law, Gwyneth Paltrow e Cate Blanchett.

+ Vigarista britânico retratado em ‘Mestres da Enganação’ está fugindo da polícia francesa

Além disso, o primeiro livro sobre o vigarista Tom Ripley conta, atualmente, com três filmes e duas versões em série. Já o segundo romance, 'Ripley Subterrâneo', também recebeu uma adaptação cinematográfica em 2005, de nome 'Ripley no Limite', estrelada por Barry Pepper, Willem Dafoe, Alan Cumming e Tom Wilkinson.