Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Astronomia

Sinfonia do universo: a bizarra playlist criada pela NASA com sons captados do espaço

Com mais de 134 mil seguidores no perfil do SoundCloud, a agência reuniu faixas exclusivas de estranhos ruídos coletados do universo. Confira!

Victória Gearini Publicado em 21/12/2020, às 17h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa - Divulgação / Pixabay
Imagem meramente ilustrativa - Divulgação / Pixabay

Criada em 1958, a NASA é uma agência espacial do Governo Federal dos Estados Unidos. Responsável por inúmeras descobertas que revolucionaram a ciência, a organização é mundialmente conhecida. No entanto, o que muitas pessoas não sabem, é que ela possui um perfil na plataforma SoundCloud, onde divulga sons bizarros captados no universo.

As bizarras playlists

Em 2017, a NASA decidiu criar uma playlist no SoundCloud, que foi intitulada de Spooky Sounds from Across the Solar System (Sons Assustadores de Todo o Sistema Solar, em tradução livre). Com mais de 134 mil seguidores, a agência montou mais de 800 faixas a partir de sinais de rádio coletados do universo e que foram convertidos para ondas sonoras.

Dentre os sons é possível observar ecos de radares, ondas de plasma e poeiras sendo esmagadas em cometas. Na época, a NASA explicou alguns dos sons captados, como a faixa que inclui sons de Júpiter coletados pela sonda Galileo, em 1996. Segundo a agência, as ondas de plasma foram gravadas quando o equipamento espacial passou pelo planeta.

O homem pisando na Lua / Crédito: Divulgação / NASA

Outros sons que são apresentados na playlist são as emissões de ondas de rádio emitidas de Saturno, que se relacionam com as auroras dos polos do planeta. Além disso, é possível escutar o encontro da sonda Stardust com o cometa Tempel 1, em 2011.

Outra playlist famosa no perfil oficial da NASA é a Sinister of the Solar System (Som Sinistros do Sistema Solar, em tradução livre). Criada em outubro de 2020, a lista reúne estranhos “gemidos” e “assobios” que podem ser ouvidos de Marte, Júpiter e até mesmo do centro da Via Láctea.

A partir de dados obtidos com a Missão Insight, lançada em 2018, é possível ouvir, ainda, como seriam os ventos e terremotos de Marte — um dos maiores protagonistas desta nova playlist.

Som não viaja no vácuo

Você deve estar se perguntando, como é possível escutar as auroras boreais em Júpiter ou os ventos solares que atravessam os satélites da NASA se o som não viaja no vácuo? A resposta é bem simples: os ruídos não foram captados diretamente de microfones.

Ilustração artística de uma sonda / Crédito: Wikimedia Commons

De acordo com a agência espacial, os sinais de rádio coletados pelas sondas foram convertidos em ondas sonoras. Os sons foram adquiridos a partir de instrumentos espaciais capazes de transmitir os sinais captados, como é o caso dos sismógrafos.

Segundo a NASA, os dados obtidos pelo Observatório de Raios X Chandra permitiram que os cientistas recriassem os sons do buraco negro supermassivo de 4 milhões de massas solares. Além disso, a partir do processo de sonificação — que transforma dados em sons — os especialistas conseguiram reproduzir os magníficos sons emitidos no espaço.

Clique aqui para acessar o perfil da NASA no SoundCloud!


+Saiba mais sobre o universo por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

O Universo Numa Casca de Noz, de Stephen Hawking (2016) - https://amzn.to/2ydRqJd

Uma Breve História do Tempo, de Stephen Hawking (2015) - https://amzn.to/3cSYTMm

Um universo que veio do nada, de Lawrence Krauss (2012) - https://amzn.to/35dXFsD

O nascimento do universo, de Judith Nuria Maida e Fernando Vilela (2019) - https://amzn.to/3daLeAH

Universo, de Thmas Eaton (2017) - https://amzn.to/2YiGsge

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W