Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Família Real Britânica

Uniforme nazi e briga com William: 5 polêmicas que Harry revelou em novo livro

Em cópia vazada de sua biografia, o filho do rei Charles III ainda revela quantas pessoas matou no Afeganistão e embates familiares

Wallacy Ferrari

por Wallacy Ferrari

wferrari@caras.com.br

Publicado em 08/01/2023, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Príncipe Harry, em 2012 - Getty Images
Príncipe Harry, em 2012 - Getty Images

No livro 'Spare' — autobiografia do príncipe Harry —, previsto para ser lançado mundialmente na próxima terça-feira, 10, carrega em seu enredo algumas revelações bombásticas referentes ao período onde o filho do rei Charles III com a princesa Diana atravessou em sua estadia na Família Real Britânica.

A obra, que já tem previsão de ser traduzida para o português brasileiro e distribuída pela Companhia das Letras, acabou tendo trechos vazados após ser erroneamente disponibilizada na Espanha. Veículos de imprensa europeus se aproveitaram da brecha para acessar a requisitada obra, revelando polêmicas que compõem o mais esperado livro.

Confira 5 polêmicas que Harry revelou em novo livro:

1. Contexto da roupa nazista

Em 2005, o tabloide britânico The Sun publicou em sua primeira página uma foto de Harry, na época com 20 anos, vestindo uma roupa de soldado nazista com uma braçadeira com suástica no braço. Justificando tratar-se de uma fantasia, ele foi alvo de polêmica na época.

Primeira página de jornal israelense com foto do príncipe Harry utilizando braçadeira com suástica
Primeira página de jornal israelense com foto do príncipe Harry utilizando braçadeira com suástica / Crédito: Getty Images

Duas décadas depois, ele acrescenta que detalhes sobre a festa a fantasia, especificando que o tema era 'Native and Colonial' ('Nativo e Colonial', em tradução livre do inglês), e que o irmão William também foi convidado para o evento, mas utilizou uma roupa de leão.


2. Motivado pelo irmão

No livro, ele ainda acrescenta que o irmão mais velho teve ciência da referência do exército de Adolf Hitler muito antes da festa acontecer, levantando duas opções, sendo uma roupa de piloto aéreo e a de um soldado nazista. Para sanar a questão, ele telefonou para William, que não apenas apontou que o uniforme nazista era a melhor, como foi recebido aos risos pela cunhada, Kate Middleton.


3. Briga física com William

Em ocasião ainda mais recente com o irmão, datada em 2019, Harry vivia com Meghan Markle no Nottingham Cottage, uma das residências da realeza, quando uma briga acalorada entre os três resultou em intensa troca de insultos. Ao tentar acalmar os ânimos e se dispor a frente da esposa, Harry acabou sendo agarrado pelo colarinho e atirado contra o chão ao persegui-lo até a cozinha da mansão.

Tudo aconteceu muito rápido: ele me agarrou pelo colarinho, rasgou meu colar e me jogou no chão. [...] Caí na tigela do cachorro, que rachou nas minhas costas, os pedaços me cortando. Fiquei ali por um momento, atordoado, depois me levantei e disse a ele para sair", escreveu Harry.

4. Uso de cocaína

Outro trecho de 'Spare' surpreendeu; Harry assume ter feito uso de cocaína ainda na adolescência ao frequentar uma festa, justificando que não ficava feliz com a droga, mas o fazia se sentir "diferente".

Claro que eu estava usando cocaína naquela época. [...] Na casa de alguém, durante um fim de semana de caça, me ofereceram uma linha e, desde então, consumi mais um pouco”.

5. Já matou pessoas

O filho do rei ainda detalha o período em que serviu como piloto de helicóptero militar no Afeganistão, estimando que matou 25 pessoas em confrontos e que encara os assassinatos em combate como meras "peças de xadrez removidas do tabuleiro".

Não foi uma estatística que me encheu de orgulho, mas também não me deixou envergonhado. [...] Quando me vi mergulhado no calor e na confusão do combate, não pensei naqueles 25 como pessoas. Eram peças de xadrez removidas do tabuleiro, pessoas más eliminadas antes que pudessem matar pessoas boas", revelou o britânico.