Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Crimes

Casal do Diabo: a insólita fuga da dupla que ficou foragida por 23 anos

Em 2019, Hilde Van Acker e Jean-Claude Lacote foram presos após cometer inúmeros crimes — inclusive homicídio

Victória Gearini Publicado em 08/11/2020, às 09h00 - Atualizado em 21/04/2022, às 12h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Hilde Van Acker e Jean-Claude Lacote, respectivamente - Divulgação / Youtube / De Telegraaf
Hilde Van Acker e Jean-Claude Lacote, respectivamente - Divulgação / Youtube / De Telegraaf

Em novembro de 2019, Hilde van Acker e Jean-Claude Lacote foram presos pelas autoridades após serem acusados de assassinar o empresário britânico Marcus Mitchell. Conhecidos como o Casal do Diabo, eles executaram a vítima à sangue frio, e ficaram 23 anos foragidos.  

O crime 

Hilde van Acker e Jean-ClaudeLacote ficaram conhecidos por aplicar inúmeros golpes na França, Alemanha e Bélgica. Em 1996, Mitchell conheceu o casal e após ser enganado pela dupla, decidiu confrontá-los.

O homem exigiu que devolvessem as £ 500.000 que haviam lhe roubado. No entanto, o empresário britânico de 44 anos, casado e pai de três filhos, foi baleado na cabeça e no pescoço. Mas a saga não acabaria assim.

Enquanto algumas crianças brincavam pela região do resort flamengo de De Haan, encontraram o cadáver da vítima enterrado nas dunas de areia. Logo em seguida as autoridades foram acionadas e o homicídio passou a ser investigado. 

Na época, o casal chegou a ser preso, mas por falta de provas foi liberado. Enquanto tentava despistar o crime, Lacote alegou à polícia que era “um informante dos serviços secretos franceses, do MI5 britânico e da alfândega alemã”, como noticiou o diário belga Le Soir, em 1996.

Mais tarde, a dupla diabólica fugiu para a África do Sul, onde passou a viver em uma mansão avaliada em £ 1 milhão. No entanto, Lacote foi preso novamente após tentar sequestrar o filho de Mitchell. Acker, por sua vez, disfarçou de policial para conseguir se infiltrar na prisão onde o amado estava detido. Com uma carta falsa de um juiz, eles conseguiram escapar das autoridades, fugindo para o Brasil.

A prisão 

Somente em novembro de 2019 o casal foi capturado e preso pela polícia. Eles foram localizados em Abidjan, capital econômica da Costa do Marfim, onde Lacote possuía uma empresa de companhia aérea. No início deste ano, a dupla foi extraditada para uma prisão em Bruxelas. 

Casal do Diabo após ser preso em novembro de 2019 / Crédito: Divulgação / Youtube / De Telegraaf

Quando foram encontrados pelas autoridades, atendiam pelos nomes falsos de MarleneLacote e Stéphane Daniel Lacote. Acker trabalhava, ainda, como contadora em um estabelecimento local.

Ela tornou-se a primeira mulher belga a aparecer na lista dos criminosos mais procurados internacionalmente. Em entrevista à emissora VTM, em fevereiro de 2020, a assassina afirmou que havia se divorciado do marido. Segundo ela, o ex-companheiro teria a manipulado para cometer os crimes. 

“Eu segui alguém cegamente sem saber o que estava fazendo. Eu nem sabia que era condenado pelo assassinato na época. Estou feliz por finalmente poder voltar, mas tenho medo da opinião pública na Bélgica”, disse Acker em entrevista a VTM. 

Os ex-comparsas aplicavam golpes em empresários com a promessa de investimentos lucrativos. Diversas pessoas caíram em suas histórias, e foram prejudicadas e roubadas pela dupla. 

Segundo o tribunal britânico, Lacote planejou em 2003, um golpe contra a companhia aérea irlandesa, e contra o empresário de navegação Noel Hanley. O criminoso levou cerca de £ 1 milhão, em barras de ouro, obras de arte e uma nova Ferrari.

Detidos desde 2019, eles encaram a sentença de prisão perpétua. Em 2011 foram condenados à revelia pelo tribunal de Bruges, no entanto, atualmente, possuem o direito de solicitar um novo julgamento. Já a esposa de Mitchell foi entrevistada pela última vez em 2016. Na época, a viúva afirmou à imprensa que esperava vê-los atrás das grades.


+Saiba mais sobre histórias semelhantes ao tema por meio de obras disponíveis na Amazon:

Psicopata Americano, de Bret Easton Ellis (2020) - https://amzn.to/34yE1t1

Serial Killers - Anatomia do Mal: Entre na mente dos psicopatas, de Harold Schrechter (2019) - https://amzn.to/39YVlGK

De frente com o serial killer, de Mark Olshaker e John E. Douglas (2019) - https://amzn.to/2UX47R4

Lady Killers: As mulheres mais letais da história, de Tori Telfer (2019) - https://amzn.to/3c7BoPb

Mindhunter: O Primeiro Caçador de Serial Killers, de John Douglas e Olshaker Mark (2017) - https://amzn.to/2xccb7L

Ted Bundy: Um Estranho ao Meu Lado, de Ann Rule (2019) - https://amzn.to/3cauuc9

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W