Lenin na varanda da mansão Kschessinska - Getty Images
Comunismo

Ilha Canibal e proibição da Vodca: 5 fatos insólitos sobre a Revolução Russa

Durante a revolução, a URSS escondia mais segredos do que podemos imaginar

Redação Publicado em 07/02/2020, às 08h00

Com a Revolução de Outubro de 1917, o Partido Bolchevique liderado por Lenin impôs o governo socialista soviético na Rússia — situação que endureceu com a subida de Stalin ao poder, em dezembro de 1929. Confira algumas situações insólitas que ocorreram no período:

1. Uma Israel na Sibéria

Não só surgiu como ainda existe. A União Soviética tinha o Komzet, Comitê para Reassentamento dos Judeus. Em 1931, os judeus soviéticos, incentivados pelo governo, começaram a se mudar para Birobidjan, cidade no meio da Sibéria, onde uma utopia judia era prometida. Stalin a princípio aprovou, mas incluiu os judeus em seu Grande Expurgo de 1937, com a ideia de que tinham mais fidelidade a si mesmos que ao Estado.


2. Mães que tinham mais filhos ganhavam prêmios

Bolcheviques achavam o casamento e a família instituições burguesas. No começo da Revolução, o casamento se tornou civil, o divórcio foi facilitado, o aborto, liberado, e mães solteiras passaram a ser protegidas pela lei.

A sociedade reagiu com hedonismo. Mas Stalin reverteu tudo: baniu o aborto e dificultou o divórcio, criou um imposto para quem não tinha filhos, e até mesmo uma medalha para as mães de mais de sete filhos. Tudo em nome do crescimento populacional.


3. Genética e darwinismo foram proibidos

Na era Stalin, a genética foi ideologizada como uma pseudociência burguesa. Três mil cientistas foram demitidos ou, pior, presos e executados. As razões eram: os nazistas falavam demais em genética e evolução; o criador da genética, Mendel, foi um padre e essa conversa sobre competição batia de frente com o desejo de criar um novo ser humano.

No lugar do darwinismo foi proposto o lysenkoismo, de Trofim Lysenko, que afirmava a existência de cooperação natural ao invés de competição.


Trofim Lysenko / Crédito: Wikimedia Commons

 

4. A Ilha Canibal

Talvez a mais emblemática atrocidade da era Stalin foi o incidente na Ilha de Nazino, na Sibéria. O plano era fazer um experimento de colonização com prisioneiros. Em maio de 1933, mais de 6 mil pessoas foram deixadas na ilha com 50 guardas. Duzentas e noventa e cinco morreram no primeiro dia.

Só depois de quatro dias receberam comida — farinha de trigo pura, sem qualquer instrumento para cozinhar. A situação logo se deteriorou em selvageria, com guardas caçando fugitivos e múltiplos incidentes de canibalismo predatório — matar para comer. Dois mil restaram para contar a história.


5. Tentaram acabar com a vodca

Pouco antes da guerra, o czar havia imposto a lei seca, tornada permanente durante o governo provisório, em março de 1917. Lenin manteve a proibição e mandou destruir todo o estoque de álcool em novembro do mesmo ano.

Trotsky ordenou a busca e apreensão com as palavras de ordem: “Sem misericórdia aos vendedores de bebida!”. Aos poucos, eles tiveram de ceder à pressão popular: o vinho foi liberado em 1921 e a cerveja no ano seguinte, mas a vodca apenas em 1925 por razões econômicas.


+Saiba mais sobre a história da Revolução Russa através das obras abaixo

História concisa da Revolução Russa, de Richard Pipes (2008) - https://amzn.to/2MW5nP5

História da Guerra Civil Russa: 1917-1922, de Jean-Jacques Marie (2017) - https://amzn.to/35Nojs0

Do Czarismo ao Comunismo. As Revoluções Russas do Início Século XX, de Marcel Novaes (2017) - https://amzn.to/35L3qxM

Stálin: Nova biografia de um ditador, de Oleg V. Khlevniuk (2017) - https://amzn.to/2oVyD0r

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

União Soviética stalin Lênin Revolução Russa Partido Bolchevique Ilha Canibal Revolução de Outubro vodca

Leia também

Star Wars: A influência do caso Watergate e do Terceiro Reich na saga


Linha Reta: Existe uma história real por trás do filme?


De Repente 30: Veja como estão as atrizes que interpretaram a protagonista


Bebê Rena: Veja 5 relatos do comediante que foi perseguido na vida real


Além de Xuxa e Galisteu: Quem foram as namoradas de Ayrton Senna?


Os relatos de Joseph Baena, filho de Arnold Schwarzenegger que impressiona pela semelhança