Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Família real britânica

Avô do Rei Charles III também lutou contra o câncer

O ex-monarca britânico, George VI, também lutou contra o câncer, que atingiu seu pulmão e provocou seu falecimento em 1952

Redação Publicado em 05/02/2024, às 18h59 - Atualizado em 06/02/2024, às 10h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
George VI e Charles III, respectivamente - Reprodução/Flickr/Dr Ghulam Nabi Kazi e Getty Images
George VI e Charles III, respectivamente - Reprodução/Flickr/Dr Ghulam Nabi Kazi e Getty Images

Na última segunda-feira, 5, o Palácio de Buckingham anunciou que o rei Charles III foi diagnosticado com câncer, sem dar mais detalhes de sua condição. Contudo, ele não é o primeiro membro da realeza britânica a encarar a doença. Seu avô, George VI, faleceu em decorrência de um câncer no pulmão.

O rei, que ocupou o cargo de Chefe de Estado do Reino Unido ao longo da Segunda Guerra Mundial, foi diagnosticado com um câncer no pulmão em 1948. Ao mesmo tempo, ele tinha a doença de Buerger, uma inflamação nas artérias.

Com o passar dos anos, sua saúde foi deteriorando até sua morte em 1952, quando deixou o posto para sua filha, a falecida rainha Elizabeth II

No último mês de janeiro, Charles III havia sido internado em um hospital de luxo em Londres, capital inglesa, para fazer uma cirurgia de correção de próstata aumentada, uma condição comum entre homens com mais de 60 anos. 

Na ocasião, o motivo da internação e o adiamento dos compromissos públicos do monarca foram esclarecidos pela Corte britânica, conforme repercutido pelo jornal O Globo.

"O rei deu entrada em um hospital de Londres nesta manhã para realizar o tratamento programado. Sua Majestade agradece a todos que enviaram bons votos durante a semana passada e está feliz em saber que seu diagnóstico está tendo um impacto positivo na conscientização sobre a saúde pública”, disse o palácio em uma nota oficial.

Antes de ser hospitalizado, Charles visitou a nora, Kate Middleton, que estava internada na mesma unidade para uma cirurgia abdominal. Ambos realizaram seus tratamentos na London Clinic, o maior hospital de Londres.