Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

Lula visitou esfinge e pirâmides: Conheça os pontos turísticos do Egito

Em passagem pelo Egito para cumprir agenda oficial, o presidente Lula conseguiu um dia livre para visitar os fascinantes pontos turísticos do país

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 14/02/2024, às 19h56 - Atualizado em 15/02/2024, às 09h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O presidente Lula e a primeira-dama Janja ao lado da Grande Esfinge - Ricardo Stuckert / Cláudio Kbene e Pixabay
O presidente Lula e a primeira-dama Janja ao lado da Grande Esfinge - Ricardo Stuckert / Cláudio Kbene e Pixabay

O presidente Lula, acompanhado da primeira-dama, Rosângela Silva, a janja, desembarcou no Egito nesta quarta-feira, 14, para cumprir agenda oficial nos próximos dias.

Durante a viagem, o presidente também estará na Etiópia para marcar presença na cúpula da União Africana. 

"Presidente Lula acaba de chegar ao Cairo para visita oficial. O Egito é um dos maiores parceiros comerciais do Brasil na África, membro do BRICS, país convidado do @g20org , além de importante ator político regional e multilateral", publicou a conta do Governo brasileiro no X, antigo Twitter. 

Com um dia da agenda livre, o presidente e a primeira-dama aproveitaram para visitar os fascinantes pontos turísticos do Egito, nesta quarta-feira. Eles foram acompanhados por Khaled El-Enany, ex-ministro do Turismo e Antiguidades do país. 

Através do X, a primeira-dama Janja disse ter vivenciado uma "grande aula de história da humanidade, com ênfase na importância da preservação e da memória cultura". 

Pensando nisso, o site Aventuras na História separou os lugares visitados por Lula e Janja nesta quarta-feira. Confira abaixo!

1. Pirâmides de Gizé

Através do perfil oficial no X, o presidente mostrou que visitou as antigas Pirâmides de Gizé, próximas ao Cairo. Erguidas como tumbas para os faraós Quéops, Quéfren e Miquerinos, as três pirâmides são alguns dos pontos mais famosos no Egito. 

Janja e Lula nas Pirâmides de Gizé - Ricardo Stuckert / Cláudio Kbene

As pirâmides foram construídas há mais de 4.000 anos com blocos de pedra calcária. Uma curiosidade interessante, é que a maior delas pertence a Quéops: tem 138 metros de altura. Foi apelidada de 'Grande Pirâmide'.


2. A Grande Esfinge

Lula e Janja também passaram pela Grande Esfinge de Gizé. O monumento fascinante foi erguido no mesmo complexo das três pirâmides. Além disso, teria sido construída por volta de 2.500 a.C. durante o reinado de Quéfren. 

Casal visitou a Grande Esfinge /Crédito: Ricardo Stuckert / Cláudio Kbene e Pixabay

Também feita em pedra calcária, a esfinge tem 73 metros de comprimento, 19 metros de largura e 20 metros de altura. Já a figura retrata o corpo de um leão com cabeça humana. Feita em uma única pedra, a esfinge encanta quem conhece o país.


3. Grande Museu Egípcio

Por fim, Lula e Janja visitaram o Grande Museu Egípcio. A instituição, que ainda não foi inaugurada oficialmente, contará mais de 100 mil artefatos da civilização que prosperou às margens do Nilo

O Grande Museu ocupa uma área de 500 mil metros quadrados. No local será possível, por exemplo, conferir as mais de 5 mil peças encontradas na tumba do faraó Tutancâmon, uma das maiores descobertas do país. A instituição não deixará de fora a fascinante máscara mortuária do rei. 

Lula e Janja conheceram o Novo Museu Egípcio /Crédito: Ricardo Stuckert / Cláudio Kbene e Djehouty

Outro item surpreendente, que pode ser notado logo na entrada do museu, é uma estátua de 11 metros do faraó Ramsés 2º, que tem 3.200 anos. Feita em granito, a estátua tem 83 toneladas e recepciona os visitantes.