Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Griselda

Griselda: Veja semelhanças entre a 'rainha da cocaína' e Pablo Escobar

Dois colombianos que reinaram o mundo do narcotráfico com a cocaína, Griselda Blanco e Pablo Escobar possuem suas histórias entrelaçadas; confira!

Éric Moreira Publicado em 04/02/2024, às 11h00 - Atualizado em 06/02/2024, às 18h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografias de Griselda Blanco e Pablo Escobar, respectivamente - Domínio Público via Wikimedia Commons
Fotografias de Griselda Blanco e Pablo Escobar, respectivamente - Domínio Público via Wikimedia Commons

Na última semana, uma série chamou atenção na Netflix é 'Griselda'. Tanta curiosidade em torno da obra não é à toa, visto que ela gira em torno de uma das principais figuras do narcotráfico colombiano das décadas de 1970 e 80: Griselda Blanco, a "rainha da cocaína".

"Inspirado em eventos reais, este drama fictício retrata a jornada de Griselda Blanco desde Medelín até se tornar a 'Madrinha' do império do tráfico de drogas de Miami", destaca a sinopse da Netflix. 

+ Griselda: Veja o que aconteceu com a brutal 'rainha da cocaína'

Embora Griselda tenha ficado mais conhecida recentemente, com o lançamento da nova série, o narcotráfico de cocaína da Colômbia tem fama internacional há bastante tempo.

Isso porque um dos traficantes de drogas mais famosos e poderosos de toda a História enriqueceu — tanto que foi eleito pela Forbes como um dos homens mais ricos do mundo em seu auge — nesse meio: Pablo Emilio Escobar Gaviria.

A história de Pablo Escobar também inspirou outra série popular da Netflix, lançada em 2015: 'Narcos'. Embora Griselda Blanco nunca tenha sido mencionada em 'Narcos', e Pablo Escobar sequer seja retratado em 'Griselda', é inegável que, de alguma forma, os dois colombianos apresentem pontos semelhantes em suas trajetórias. Visto isso, confira a seguir como se conectam as duas figuras:

Rei e rainha

'Griselda' já começa com a frase "o único homem que eu temi em minha vida foi uma mulher chamada Griselda Blanco", supostamente dita por Pablo Escobar

Pablo Escobar, em seu auge, foi até mesmo considerado o "rei da cocaína", ao ponto de ser apontado como o 7º homem mais rico do mundo, com uma fortuna estimada em US$ 25 bilhões, pela Forbes em 1989, segundo a BBC.

Griselda Blanco, aos 27 anos, deixou a Colômbia rumo aos Estados Unidos, após alguns problemas com o marido, onde construiu seu próprio império de drogas e seria chamada, paralelamente, de "rainha da cocaína".

Não é difícil notar semelhanças entre as duas histórias. O diferencial é que Escobar ministrava seu negócio da Colômbia, enquanto Griselda tinha sua base em Miami.

Ela também era conhecida por contar com a violência para alcançar seus objetivos. No entanto, mesmo com toda essa distância, não demorou para que surgisse uma rivalidade entre eles.

Wagner Moura como Pablo Escobar em 'Narcos', e Sofía Vergara como Griselda Blanco em 'Griselda' / Crédito: Divulgação/Netflix

Rivalidade

Conforme repercutido pelo La Nación, embora tenham surgido várias teorias que tentem explicar a relação entre Blanco e Escobar — que vão desde a rivalidade até um possível romance entre eles —, provavelmente o confronto é a explicação mais viável. 

Escobar, com a intensão de expandir cada vez mais seu negócio, que fazia o transporte por avião, teria utilizado as rotas traçadas por Blanco. E isso culminaria, eventualmente, em um longo confronto entre os dois, que fomentou a criação de máfias.

Outra "inovação" de Blanco no contrabando eram as "mulas" — pessoas que transportavam as drogas — que levavam as substâncias na roupa íntima, para que passassem despercebidas pelas autoridades policiais na fronteira. Esse plano também foi aproveitado por Escobar.

Mortes

Independente da relação que Pablo Escobar e Griselda Blanco tenham vivido, fato é que os dois criminosos estiveram na mira da Administração de Controle de Drogas (DEA) nos Estados Unidos, que pretendia minar o tráfico de drogas da Colômbia para os Estados Unidos.

Após anos de perseguição, Escobar foi, finalmente, localizado pelas autoridades em 2 de dezembro de 1993 e, enquanto tentava fugir, acabou abatido.

Griselda foi presa e, muitos anos após se aposentar do tráfico de drogas, fora assassinada em 2012, aos 69 anos, enquanto saía de um açougue.

+ Como foi a morte de Pablo Escobar, há 29 anos;

E as histórias não se desenrolariam nem mesmo após as mortes. Hoje, é possível visitar os túmulos de Pablo Escobar e Griselda Blanco no mesmo lugar, no cemitério Jardines de Montesacro, em Itagüí, na Colômbia.