Curiosidades » Entretenimento

Veja o que aconteceu com o elenco de A Feiticeira após 48 anos da série

A produção entrou para a história da televisão como uma queridinhas do público; veja o que aconteceu com cada um depois do fim do programa

Caio Tortamano Publicado em 23/07/2020, às 18h29

Elenco de A Feiticeira
Elenco de A Feiticeira - Divulgação

A Feiticeira conta a história do típico casal americano Samantha e James, com a pequena diferença que a mulher, na verdade, é uma feiticeira. A série fez muito sucesso durante a década de 60 e 70, garantido entretenimento tanto nos Estados Unidos como no Brasil.  Além disso, a produção passou por revoluções tecnológicos históricas, e é uma das únicas na história a ser exibida tanto em preto e branco como em cores.

Saiba o que aconteceu com o elenco principal, 48 anos depois do último episódio.

1. Elizabeth Montgomery (Samantha)

Elizabeth teve e difícil missão de encarar a protagonista de uma das primeiras séries a ter uma mulher em um papel de destaque tão grande. Apesar dos desafios, Montgomery os encarou com maestria, ganhando cinco prêmios Emmy e quatro indicações ao Globo de Ouro por seu papel.

Elizabeth Montgomery como Samantha / Crédito: Wikimedia Commons

 

Depois do fim da série, em 1972, a atriz continuou a fazer uma versão genérica de Samantha para comerciais de televisão no Japão, resultando uma quantia substancial  para ficar longe dos holofotes. A busca da artista por papéis dramáticos e sérios ao final do show — com o objetivo de afastar a atriz da imagem da Feiticeira —, deu certo, resultando em mais duas indicações ao Emmy.

Montgomery veio a falecer em 1995, aos 62 anos de idade, depois de travar uma batalha intensa contra o câncer de cólon.

2. Dick York (James Stephens)

Dick era, ao lado de Elizabeth, o grande astro da série, um publicitário atrapalhado que, apesar de saber dos incríveis poderes de sua mulher, fazia de tudo para não ter privilégios na vida pessoal. Todavia, o ator sofria nos bastidores: ele tinha que lidar com o problema crônico na coluna, que tornava quase impossível que gravasse muitas cenas seguidas sem descansar.

Dick York como James Stephens / Crédito: Wikimedia Commons

 

Esse problema veio diante de um acidente em uma gravação. A lesão em sua coluna foi tão séria que foi o motivo pelo qual teve de desistir do papel em 1970. Era simplesmente impossível York gravar o número necessário de episódios para cumprir com o apertado calendário da produção. A forte dor o tornou viciado em analgésicos, o que ele eventualmente superou, mas viu sua carreira ir embora como ator.

Lutou até o final de sua vida, em 1992, como um ativista político e fundador de uma instituição de caridade privada, chamada Acting for Life, que auxiliava moradores de rua.

3. Dick Sargent (James Stephens)

Sem um dos atores principais, a produção de A Feiticeira teve que correr atrás de um novo James Stephens, e a escolha parecia bem óbvia. Sargent era a primeira opção dos diretores de elenco para o papel de marido de Samantha, todavia, ele estava envolvido em outro projeto. Assim, uma nova seleção foi realizada.

Dick Sargent como James Stephens / Crédito: Wikimedia Commons

 

Dick foi um dos atores da série que mais participou de outras obras de sucesso após o fim das gravações do programa, tendo gravado com grandes personalidades como Elvis Presley. Na década de 80, fez parte do elenco da sitcom Down to Earth.

O ator se declarou homossexual publicamente em 1991, aderindo a causa gay. A ação veio depois que Dick ficou sabendo das altas taxas de suicídio entre jovens gays naquela época específica. Faleceu três anos depois, aos 64 anos, devido a um câncer de próstata.

4. Agnes Moorehead (Endora)

Moorehead é a artista da série com o currículo mais invejável entre todos, tendo atuado em filmes como Cidadão Kane, de Orson Welles, quem conheceu durante trabalhos na rádio. A atriz fazia Endora, mãe de Samantha que não se conformava com o fato de sua filha ter se casado com um mortal.

Agnes Moorehead durante vida adulta e como Endora / Crédito: Wikimedia Commons

 

Apesar de ter sido indicada seis vezes ao Emmy pelo papel na série, Agnes gostava de lembrar aos jornalistas que ela tinha outra carreira tão consolidada quanto o que foi mostrado na série cômica. Apesar do sucesso que o papel gerou não era, de longe, o seu preferido.

Apesar disso, ficou no programa até o final, em 1972, trabalhando em poucas produções após o fim do show, tendo falecido apenas dois anos depois, em 1974, devido — também — a um câncer.

5. David White (Larry Tate)

Veterano de guerra, White fazia o papel de Larry Tate, chefe do atrapalhado James Stephens, que em todo episódio estava atrás de um novo negócio lucrativo para sua empresa publicitária. White esteve desde o começo da série envolvido com as gravações, e apesar de também ter uma carreira extensa e diversa, sendo dirigido até mesmo por Alfred Hitchcock, foi pelo seu papel como chefe que o fez ser popular entre o público geral.

Dick White como Larry Tate / Crédito: Divulgação

 

Depois do final do show, em 1972, White esteve em diversas produções para a televisão, atuando até mesmo com J. Jonah Jameson, no episódio piloto de uma série live action do Homem-Aranha. Em 1990, David faleceu após um ataque cardíaco em sua casa na Califórnia.


+Saiba mais sobre bruxaria através das obras disponíveis na Amazon

História da Bruxaria: Feiticeiras, hereges e pagãs, de Jeffrey B. Russell - https://amzn.to/31Pj73W

As bruxas: Intriga, traição e histeria em Salem, de Stacy Schiff - https://amzn.to/2MHwS00

Mulheres E Caça Às Bruxas, de Silvia Frederici - https://amzn.to/32M8gJk

Caliba e a Bruxa, de Silva Federici - https://amzn.to/2N35kB6

Bíblia das Bruxas, de Janet Stewart - https://amzn.to/33WEhyk

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du