Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / 'Napoleão'

Essa cena chocante de 'Napoleão' não aconteceu na vida real

Em 'Napoleão', filme de Ridley Scott, Joaquin Phoenix vive momentos eletrizantes ao retratar a vida pública e íntima do general Napoleão Bonaparte

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 24/11/2023, às 18h12 - Atualizado em 28/11/2023, às 14h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem promocional do filme 'Napoleão' - Divulgação
Imagem promocional do filme 'Napoleão' - Divulgação

Uma das cinebiografias mais esperadas do ano já pode ser conferida nos cinemas. 'Napoleão', de Ridley Scott, resgata a trajetória de um dos estadistas mais polêmicos da história: o general e imperador Napoleão Bonaparte.

Apresentando o astro Joaquin Phoenix no papel principal, o filme permite um verdadeiro mergulho na vida pública e íntima de Napoleão. Além de mostrar as batalhas que fizeram o currículo do general, a produção de Scott também explora sua tumultuada vida íntima ao lado da imperatriz Josefina. 

"Napoleão (Joaquin Phoenix) poderia ter sido um soldado desconhecido, mas provou sua capacidade e rapidamente subiu de posto nas fileiras militares, chegando a general aos 24 anos. Impetuoso e implacável, na liderança do exército francês, ganhou fama como grande conquistador de batalhas e de corações, como o de Josephine (Vanessa Kirby), com quem casou e viveu um conturbado relacionamento", explica a sinopse do filme. Atenção! Os próximos parágrafos podem apresentar spoilers do longa.

O filme mostra um dos momentos mais importantes da trajetória de Napoleão: o Cerco de Toulon, ocorrido em 1793, durante as Guerras Revolucionárias Francesas.

Capitaneado por forças republicanas, o confronto se deu contra rebeldes monarquistas que contavam com o apoio de forças anglo-espanholas na cidade de Toulon, localizada ao sul da França.

Napoleão, então comandante de artilharia, colocou em prática um plano que englobava a captura das fortificações que estavam acima do porto. Isso porque o controle das fortificações portuárias resultaria na rendição da cidade e também da frota anglo-espanhola, responsável por impedir o acesso à Toulon. O episódio entrou para os livros como a primeira estratégia vitoriosa de Bonaparte, e os franceses foram capazes de expulsar os britânicos do local.

Imagem promocional do filme 'Napoleão' /Crédito: Divulgação

No filme, após o cerco, Napoleão vive um episódio que chama atenção de quem assiste ao filme. Ele enfia a mão no corpo morto de seu cavalo. A intenção era recuperar a bala de canhão responsável por tirar a vida do animal. Assim, muitos podem se perguntar isso aconteceu na realidade. 

Michael Broers, da Universidade de Oxford, é um dos principais especialistas quando o assunto é Napoleão. Além de ter escrito livros sobre o general, ele participou das reuniões a respeito do roteiro do filme de Scott.

Ao Time Out, Broers revelou que a cena compreende uma licença criativa, algo muito comum em filmes que retratam histórias reais. Inclusive, o cavalo sobreviveu ao cerco que entrou para os livros de História. 

"Nunca encontrei nenhuma evidência de que isso tenha acontecido", afirmou Broers. "Mas Napoleão foi baleado na perna e golpeado com baioneta. A ferida dele foi importante porque ele era muito jovem, liderava veteranos e foi nesse momento que ele provou seu valor".