Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Personagem

Heféstio Amíntoro: O homem que conquistou o coração de Alexandre, o Grande

Conheça a história do grande amor do monarca do reino grego antigo da Macedônia

Redação Publicado em 13/05/2022, às 16h45 - Atualizado em 12/01/2023, às 15h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alexandre, o Grande - Domínio público / Museu Arqueológico Nacional de Nápoles
Alexandre, o Grande - Domínio público / Museu Arqueológico Nacional de Nápoles

Filho de um aristocrata macedônio, Heféstio Amíntoro é considerado um dos grandes amores de Alexandre, o Grande.Aluno de Aristóteles, o rapaz se aproximou do monarca quando passou a ter aulas com o famoso filósofo grego.

Na Antiguidade clássica era muito comum que jovens mantivessem relações homoafetivas, principalmente quando tinham maior ligação no âmbito acadêmico ou militar. E com Heféstio Amíntoro e Alexandre, o Grande, não foi diferente.

De acordo com o professor da Universidade do Estado da Pensilvânia, Jeanne Reames,Heféstio e Alexandre teriam se relacionado quando ainda eram jovens.

Além disso, na época, as pessoas acreditavam que membros do exército que tivessem relações sexuais com colegas do mesmo sexo, teriam mais coragem no campo de batalha e estimulariam a masculinidade. 

Para saber mais sobre o namorado de Alexandre, o Grande, ouça o podcast 'Desventuras na História', apresentado pelo professor de História Vítor Soares, idealizador do podcast 'História em Meia Hora'.

Ouça o episódio: 


+++Acompanhe Vítor Soares no Instagram: