Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Livro

'Grandes Civilizações': Livro aborda detalhes históricos de grandes civilizações

O professor e historiador Vítor Soares e Victor Alexandre, do podcast ‘História em Meia Hora’, lançam livro inédito: ‘Grandes Civilizações’

Isabelly de Lima, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 17/12/2023, às 12h00 - Atualizado em 20/02/2024, às 18h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capa do livro de 'Grandes Civilizações' e o professor Vitor Soares - Reprodução / Editora Literatour e Arquivo pessoal
Capa do livro de 'Grandes Civilizações' e o professor Vitor Soares - Reprodução / Editora Literatour e Arquivo pessoal

Conhecido na internet por fazer vídeos de conteúdo histórico de maneira simples e valiosa, o professor e historiador Vitor Soares trabalha há alguns anos com as redes sociais e também com um podcast intitulado ‘História em Meia Hora’. Desde a antiguidade até personagens históricos, o professor conquistou muitos fãs nas redes e agora inicia um novo projeto.

Com o Victor Alexandre, o professor lança a obra ‘História em Meia Hora – Grandes Civilizações’ que reúne o enredo de 10 episódios do podcast que relatam as trajetórias de grandes civilizações do mundo, com ilustrações originais e mapas que ajudam o leitor a entender o tema.

Vitor Soares conversou com o site Aventuras na História e contou detalhes sobre a produção de seu primeiro livro. Segundo ele, a ideia surgiu a partir do desejo de ampliar as mídias, e mesclar entre podcast, vídeos e agora uma obra literária. O professor contou que os roteiros já estavam escritos, mas poderiam ser ainda mais explorados para trazer mais informação, resultando num livro com informações adicionais.

Vitor relatou que o podcast possui muito mais do que somente as 10 histórias relatadas no livro, entretanto, selecionou somente as que mais chamaram a atenção da equipe.

"Nós tivemos essa preocupação em expandir geograficamente as coisas, mas também levando em consideração que tem muita gente que vai ler o livro e ouve o podcast para fins, desde profissionais até escolares. Então, tivemos essa preocupação em selecionar os clássicos também”, disse o professor.

Soares também relatou qual das dez histórias é sua favorita: “Eu não vou mentir que o Império Otomano é um império que eu tenho muito carinho.  Eu acho que é muito subestimado aqui no Ocidente o quanto que o Império Otomano é importante para a gente, para o mundo todo, obviamente. Estudando a respeito, nós sempre acabamos na China, não preciso nem falar, mas a China hoje é um grande player mundial e você vê que não é algo que começou agora”.

No entanto, como a ideia do livro também é ajudar aqueles que estão estudando — evidenciando o trabalho de Soares como professor —, muitos clássicos estão inseridos na obra, como a civilização grega e egípcia, de grande importância para provas escolares e concursos públicos.

Imagem ilustrativa de sociedade egípcia - Crédito: Wikimedia Commons, sob licensa Creative Commons

Dificuldades da pesquisa

Para um livro ficar completo e recheado de informação relevante, é necessária muita pesquisa, seja em outros livros, sites, mapas e fotos, entretanto, esse é um processo um tanto quanto complicado. 

Quando você vai para o Oriente, as coisas ficam bem mais difíceis para nós.  Nós, infelizmente, não tem esse costume, não tem essa tradição de ter nomes aí no imaginário coletivo sobre o próprio Império Persa.  É difícil para nós pensarmos em um grande nome de um grande autor que está acessível, mas exige um carinho a mais e exige, principalmente, uma segunda língua”. 

A mais nova obra de Vitor Soares e Victor Alexandre está disponível no site da editora Literatour. Para ver a entrevista completa com Vitor Soares, assista ao vídeo abaixo: