Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Titanic

Marca e inspiração real: A história por trás do carro utilizado por Jack e Rose em Titanic

Veículo utilizado por Jack e Rose em 'Titanic' carrega fatos curiosos

Redação Publicado em 18/07/2023, às 12h06 - Atualizado em 09/08/2023, às 20h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme Titanic e imagem do carro que serviu de inspiração - Divulgação e Pixabay
Cena do filme Titanic e imagem do carro que serviu de inspiração - Divulgação e Pixabay

Lançado em 1997, o filme 'Titanic' fascina diferentes gerações até os dias atuais. Misturando fato e ficção ao reproduzir o trágico naufrágio do Titanic, ocorrido em 1912, o longa entrou para a história do cinema. 

Com direção de James Cameron, 'Titanic' mostra o romance proibido entre Jack (Leonardo DiCaprio) e Rose (Kate Winslet), que acaba de maneira trágica quando o navio colide com iceberg. Apesar de rápido, a relação entre os personagens rendeu momentos marcantes. 

Um deles ocorre já na metade do filme, quando os pombinhos começam a ser perseguidos pelo auxiliar de Cal Hockley, o desprezível noivo da personagem Rose. Na tentativa de se esconderem de Spicer Lovejoy, os personagens acabam num carro localizado no porão de carga e fazem sexo. A cena, marcante, carrega uma curiosidade. Isso porque existe uma inspiração real para o veículo. 

O carro utilizado pelos personagens é um Renault Type CB Coupe de Ville 1912. Antes da cena picante, o veículo também é apresentado aos espectadores no começo do filme, quando é içado para dentro do navio. Na vida real, o Titanic também contava com um carro do tipo em seu interior. 

O momento em que o carro é içado no filme 'Titanic' /Crédito/Divulgação

O veículo verdadeiro

O Historic Vehicle repercute que os registros do Titanic mostram um Renault Type CB Coupe de Ville 1912, que tinha como dono William Carter, um passageiro da primeira classe, que viajava com a esposa, os filhos e três funcionários, o que incluía um motorista.

Enquanto Carter, a esposa e seus os filhos sobreviveram a tragédia, o mesmo não aconteceu com o motorista, que faleceu durante o naufrágio. Já o carro, adquirido na França, acabou afundando com o Titanic, o que fez com que William Carter iniciasse uma ação contra a White Star Line, motivado pelo alto valor do automóvel. 

Como é de se imaginar, o carro até hoje fascina quem assiste ao filme. Na vida real, as expedições feitas até os destroços do Titanic tentam encontrar a localização do carro, no entanto, nada foi identificado com sucesso, explica o Screen Rant.

O que mais se aproximou da redescoberta do veículo foi uma foto tirada em expedição que registrava o que poderia ser a roda dianteira esquerda e o para-choque, que se encontram atualmente no Oceano Atlântico. Anos após o naufrágio, é improvável que o veículo seja encontrado em uma expedição futura.

Momento em que Rose deixa sua marca na janela do carro /Crédito: Divulgação

Marca eterna

Já o carro utilizado na ficção também carrega uma história curiosa. No momento em que Jack e Rose se relacionam sexualmente, a personagem de Kate Winslet acaba deixando uma marca de mão na janela do veículo, que resistiu ao tempo. 

Em 2019, James Cameron revelou, através de sua conta oficial no Twitter, que a marca da mão permanecia no veículo mais de 20 anos depois da gravação da cena. "Mais de 20 anos depois, o infame a marca da mão ainda está lá – olhe de perto", escreveu o cineasta.