Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Arqueologia

Múmia de gelo: A curiosa alimentação de Ötzi que viveu há 5,3 mil anos

Saiba mais sobre a história da múmia de gelo do período Neolítico que foi encontrada por acidente em 1991

Redação Publicado em 27/01/2023, às 18h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagens do trato digestivo de Otzi - Divulgação/ South Tyrol Archeology Museum
Imagens do trato digestivo de Otzi - Divulgação/ South Tyrol Archeology Museum

Descoberta em 1991, de forma acidental, Ötzi trata-se de uma múmia de gelo que teria vivido há 5,3 mil anos, sendo do período Neolítico. Ela foi descoberta perto da fronteira entre a Áustria e a Itália e é considerada, ainda, a múmia de gelo mais antiga até o momento.

Em 2018, pesquisadores divulgaram um estudo detalhado sobre esta múmia de gelo, em que fizeram descobertas impressionantes a partir do interior do estômago de Ötzi.

Conforme revelou Frank Maixner, pesquisador e coordenador do Instituto Eurac de Estudos da Múmia da Universidade de Bolzano, na Itália, o estômago da múmia estava bem preservado.

"Conseguimos comprovar que ele teve uma proporção notavelmente alta de gordura em sua dieta, suplementada com carnes selvagens de íbex (caprino que habita os Alpes) e de veado, trigo selvagem e vestígios de um tipo de samambaia", disse o pesquisador.

Para saber sobre este tema, ouça agora o podcast 'Desventuras na História', apresentado pelo professor de História Vítor Soares, também idealizador do podcast 'História em Meia Hora'. 

Clique aqui e acompanhe os próximos episódios!

Ouça o episódio: 


+++Acompanhe Vítor Soares no Instagram: 


DESVENTURAS / INGLATERRA

Você sabia que durante o século 19, os ingleses tinham o costume de cobrar impostos pela quantidade de janelas nas propriedades? Para entenderem melhor, a cobrança foi instituída na Inglaterra em 1696 e tinha uma certa variação. 

Leia mais aqui!