Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Tumba

O que encontraram na tumba de Tuntancâmon, o ‘faraó menino’?

O professor e historiador Vitor Soares revela os itens que estavam dentro da tumba encontrada em 1922

Isabelly de Lima, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 04/04/2023, às 19h55 - Atualizado em 07/04/2023, às 20h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tutancâmon, o faraó menino - Getty Images
Tutancâmon, o faraó menino - Getty Images

Entrando para a História como o faraó menino,Tuntancâmon teve um breve reinado no Antigo Egito. O egiptólogo britânico Howard Carter encontrou, em 1922, uma das maiores descobertas arqueológicas do século passado: a tumba de Tuntancâmon, no Vale dos Reis, no Egito. Foi sua tumba que criou o status de celebridade.

Nessa tumba, diversos objetos foram encontrados. O professor e historiador Vitor Soares detalha que em seu interior foram achadas sandálias de ouro, itens ritualísticos, bumerangues e até mesmo brinquedos. Um curioso item encontrado lá dentro foi um instrumento musical que pertencia ao faraó.

Dentre eles estava também um jogo de tabuleiro muito peculiar, que, segundo a crença da época, deveria ser jogado com o intuito de atravessar a vida após a morte. A maneira como ele era jogado ainda é um mistério, mas era somente um dos diversos brinquedos encontrados na tumba.

Brinquedo encontrado na tumba de Tuntancâmon - Crédito: Divulgação - Laboratoriorosso, Viterbo/Itália

Joias reais

Vitor também explica que as joias encontradas na tumba de Tuntancâmon representavam algumas divindades egípcias e que, provavelmente, serviriam de presentes aos deuses. Uma delas era um falcão, que simboliza o deus Hórus, conhecido por ser um dos maiores protetores dos reis egípcios.

Entretanto, a mais chamativa seria outra: a joia feita de lápis-lazúli, representando um escaravelho, considerado sagrado Egito Antigo. O deus representado aqui era Khepri, que representava o renascimento. É possível ver que tudo foi muito preparado para que o faraó menino recebesse auxílio no pós-vida, enalteceu o professor.


Desventuras 

O professor Vitor Soares apresenta o Desventuras na História, promovido pelo portal do Aventuras na História, disponível nas principais plataformas de streaming de áudio. No TikTok, o historiador acumula mais de 39 mil seguidores.

Confira o vídeo completo do professor explicando o caso:

@profvitorsoares O que encontraram na tumba de Tutancâmon? 💀⚱️#mumia#farao#arqueologia#historia#história♬ som original - Prof. Vítor Soares