Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Testeira
Colunas / Fabiano de Abreu / Criatividade humana

A criatividade humana, base para criar a sociedade humana, hoje é revelada

Se há caraterística que nos distingue enquanto espécie é a nossa capacidade de criar

Fabiano de Abreu* Publicado em 09/08/2022, às 16h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Criatividade do cérebro - Pixabay
Criatividade do cérebro - Pixabay

O processo de criatividade foi a base para criar a sociedade humana conforme a concebemos num sistema que permitiu à humanidade desenvolver valores, ideias e comportamentos de forma original.

Apesar da sua importância esta temática nunca foi estudada de forma sistemática numa larga escala principalmente fazendo a distinção entre os tipos de criatividade.

A criatividade científica não é a mesma coisa que a criatividade artística e seria valioso compreender os processos das suas diferenças. O estudo da criatividade é sem dúvida importante para o futuro da humanidade, pois a criatividade é o motor do progresso social e afeta todos os aspetos da vida humana crescendo na mesma medida que a sociedade se vai tornando mais complexa.

Num estudo publicado recentemente pela FIEP Bulletin On-line falei acerca desta temática exatamente por compreender a sua importância e o papel da criatividade ao longo de toda a história da humanidade. 

A criatividade está condicionada à inteligência já que se encontra relacionada com a região do cérebro da lógica, atenção, tomada de decisão e prevenção. A eficiência dos neurônios e a organização dos neuritos nesta região revelam a capacidade do processo criativo do indivíduo. 

Este processo dá ao Homem a capacidade de gerar ideias originais, inusitadas ou inovadoras de acordo com a satisfação generalizada, apropriada e adequada ao contexto com resultados assertivos. A criatividade tem relação com a memória, assim como a eficiência na conexão das regiões do córtex com o sistema límbico e adjacentes.

Pense na criatividade como uma associação da tomada de decisão, memória e prevenção de forma instantânea. Esta habilidade é de acordo com o indivíduo e a atividade do processo intencional que sugerem ambientes específicos e que implica na geração de um produto tangível ou intangível, original e não convencional, valioso e útil.

Se pensarmos nas implicações históricas deste processo elas são obvias pois, foi através desta capacidade que a humanidade se desenvolveu e criou estratégias tanto de nível prático como de nível simbólico, pois, o ser humano e as suas necessidades vão muito além do suprimento das necessidades básicas.


* Prof. Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues é PhD em Neurociências, Mestre em Psicologia com formações também em neuropsicologia, licenciatura em biologia e em história, tecnólogo em antropologia. Atualmente, é diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito; Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, diretor da MF Press Global, membro da Sociedade Brasileira de Neurociências e da Society for Neuroscience, maior sociedade de neurociências do mundo, nos Estados Unidos. Membro da Mensa International, Intertel e Triple Nine Society (TNS), associações e sociedade de pessoas de alto QI, esta última TNS, a mais restrita do mundo; membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!