Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Galeria / Bizarro

A casa de Salvador Dalí era tão bizarra quanto o próprio dono. Confira as imagens!

Conhecido por suas excêntricas obras de arte, o pintor construiu uma mansão com uma escultura de um enorme ovo de galinha, vasos de flores em formato de xícaras de chá e uma sala oval

Isabela Barreiros Publicado em 20/12/2019, às 15h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A escultura de ovo da casa de Dalí - Getty Images
A escultura de ovo da casa de Dalí - Getty Images

Relógios derretendo, velas de navio que na verdade são borboletas, elefantes com trombone no lugar da tromba, entre outras coisas bizarras — isso é o que associamos ao importante pintor espanhol Salvador Dalí. O homem em si já era estranho, mas o que estava ao seu redor também continha um quê de excentricidade, sua casa incluída.

Ao fazer um passeio na pequena vila de Port Lligat, localizada na Catalunha, na Espanha, o artista se apaixonou pela sua paisagem. Foi assim que ele decidiu comprar um terreno na região, um pequeno alojamento para pescadores que foi expandido para tornar-se uma das maiores casas do local. E também a mais inusitada.

O pintor espanhol Salvador Dalí segurando objetos enormes enquanto é fotografado em sua bizarra casa na Catalunha / Getty Imagens

Adentrando o local, é possível observar um grande ovo — branquíssimo e enorme — em frente à mansão de Dalí. Somente a partir disso já podemos imaginar o que vem por aí, ao realmente entrar na casa. Ainda do lado de fora, há uma instalação de uma escultura, no mínimo, peculiar de um homem muito grande caído no chão, em meio ao seu jardim. Ele se parece com o personagem da obra de Jonathan Swift, Gulliver.

O homem gigante jogado ao chão / Crédito: Getty Images

No quintal, também existem animais como em muitas de suas obras, mas eles estão empalhados e dispersos entre a extensa área aberta. Patos, pássaros, águias e corujas estão presentes, mas também há cabras e até mesmo um leão. Vasos de flores estão em moldes de xícaras de chá e todos os caminhos formam labirintos, aparentemente dando em lugar algum.

São várias construções feitas uma a partir da outra para conseguir dar essa sensação bizarra ao se andar no terreno. No entanto, isso não acontece apenas no exterior: dentro da casa, também é possível sentir como se estivéssemos tentando sair de um grande embaraço, exatamente porque pequenos corredores conectam a salas e são construídos de maneira intercalada.

Um dos vasos em forma de xícara de chá / Crédito: Ferran Pestaña

Um dos ambientes mais insólitos é a Sala Oval, o cômodo favorito do pintor, que provavelmente era utilizado para reuniões com as mais diferentes personalidades que frequentavam a incomum mansão. Nela, há um sofá circular que preenche a sala, com uma aparência um quanto ritualística.

O estúdio do artista também é um dos recintos mais importantes da casa. Lá, está exposta a maioria dos seus trabalhos, incluindo desenhos, pinturas e esculturas. Os equipamentos que eram utilizados por Dalí também estão na sala, além de fotografias de pessoas importantes para ele, tanto que ele gostaria de conhecer quanto seus famosos amigos.

A Sala Oval de Dalí / Crédito: Getty Images


+ Saiba mais sobre o excêntrico artista Salvador Dalí por meio das obras a seguir:

Salvador Dali: The Paintings, Robert Descharnes (2013) - https://amzn.to/34GnShE

Salvador Dalí. O Efeito do Estranho em Sua Obra, Vanisa Moret Santos (2014) - https://amzn.to/38ZhHZi

The Secret Life of Salvador Dalí (Dover Fine Art, History of Art), Salvador Dalí (2013) - https://amzn.to/2ED7Ryf

Salvador Dali - Coleção Grandes Mestres, Anderson Bob (2004) - https://amzn.to/36ZM0Nt

Biografias - Salvador Dalí, Jose Moran (2013) - https://amzn.to/34DGOgZ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.