Notícias » Roma Antiga

Após 15 anos de restaurações, mausoléu do primeiro imperador romano será reaberto

Construído há mais de dois mil anos por Augusto, a tumba passou por reformas intensas pela última década

Alana Sousa Publicado em 14/01/2021, às 07h00

Imagem do mausoléu de Augusto, o primeiro imperador romano
Imagem do mausoléu de Augusto, o primeiro imperador romano - Wikimedia Commons

O gigante mausoléu construído pelo primeiro imperador do Império Romano, Augusto, será reaberto ao público após 15 anos passando por restaurações. O líder romano decidiu erguer sua própria tumba 30 anos antes de sua morte, porém, mais de dois mil anos depois, as estruturas ficaram danificadas.

O mausoléu consiste em um grande túmulo em formato circular, sendo considerado uma das maiores construções da Roma Antiga. O homem decidiu levantar para si uma edificação que fizesse jus a seu legado: um dos maiores impérios que a humanidade já testemunhou.

No entanto, o tempo foi cruel com a luxuosa tumba, visto que ela está praticamente em ruínas, precisando então de uma reforma para receber os curiosos visitantes. Com início em 2008, as obras custaram ao governo mais de 20 milhões de euros (aproximadamente 129 milhões de reais em conversão).

As reformas incluíram um longo estudo arqueológico sobre o local e, em seguida, a reformulação para que tudo estivesse apto a receber turistas — com placas informativas e um breve resumo da história do imperador.

De março até abril os ingressos são gratuitos; após esse período as visitas deverão ser agendadas, a fim de evitar aglomerações.

Sobre a Roma Antiga 

A capital do império mais importante e poderoso que o mundo já conheceu: a Roma Antiga. Em seu ápice, ela era quase idêntica às metrópoles atuais (mas sem a poluição no ar, claro). Aliás, Roma era ainda mais apinhada que os exemplos anteriores: no ano 200 alcançou 1 milhão de habitantes e sua densidade demográfica atingiu 66 mil pessoas por km2 (hoje, a cidade mais apertada do mundo é Mumbai, na Índia, com 29650 pessoas por km2).

O Império Romano é mundialmente conhecido por sua cultura, arquitetura, literatura e história vasta, repleta de batalhas e traições.