Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Arqueólogos encontram selos de argila de 3.200 anos na Turquia

As escavações revelaram restos de uma imponente Casa de Selos do Império Hitita, da Idade do Bronze. Confira imagens!

Pamela Malva Publicado em 06/11/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de arcos da 'Casa de Selos' encontrada na Turquia - Divulgação/ Gaziantep Buyuksehir Belediyesi
Fotografia de arcos da 'Casa de Selos' encontrada na Turquia - Divulgação/ Gaziantep Buyuksehir Belediyesi

No dia 29 de outubro, o portal Daily Sabah divulgou uma incrível descoberta realizada na cidade de Karkemish, no sudeste da Turquia. Enquanto realizavam escavações na região, arqueólogos encontraram restos de uma ‘Casa de Selos’ do Império Hitita.

Liderados por Nicolo Marchetti, professor de arqueologia da Universidade de Bolonha, na Itália, os especialistas inicialmente encontraram dezenas de selos de argila datados de 1225 a.C., no fim da Idade do Bronze. Em seguida, identificaram que dois terços das impressões nos selos faziam referência a uma administradora chamada Matiya.

Além dos artefatos de argila da Anatólia, os arqueólogos ainda escavaram restos da estrutura da Casa de Selos, cujos funcionários eram organizados em uma importante ordem hierárquica. Os selos, contudo, pertenciam aos mais importantes funcionários públicos do Império Hitita — como imagina-se ser o caso de Matiya.

Fotografia de um dos selos encontrados no sítio arqueológico / Crédito: Divulgação/ Gaziantep Buyuksehir Belediyesi

Em comunicado oficial, o município de Gaziantep afirmou que as expedições na região ainda revelaram uma esfera de barro completamente oca. Dentro dela, ainda foram identificados selos pertencentes a Piradu, um rico comerciante do Médio Império Assírio.

A expectativa dos pesquisadores é que, diante das novas descobertas, principalmente dos selos de Matiya, seja possível compreender com mais clareza qual era o papel das mulheres no Império Hitita. No formato de um governo estatal, tal império dominou as regiões da península da Anatólia e da Mesopotâmia durante séculos.

Confira imagens dos achados:

Fotografia dos artefatos encontrados na Turquia / Crédito: Divulgação/ Gaziantep Buyuksehir Belediyesi

Fotografia do sítio arqueológico na Turquia / Crédito: Divulgação/ Gaziantep Buyuksehir Belediyesi