Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Avião desaparecido em 1971 é encontrado submerso em lago nos Estados Unidos

Desaparecida desde janeiro de 1971, a aeronave do modelo Jet Commander perdeu contato enquanto sobrevoava o Lago Champlain, em Vermont

Fotografia tirada no Lago Champlain e de um Jet Commander de 1971 - Foto por Travisleehardin pelo Wikimedia Commons / Domínio Público via Wikimedia Commons
Fotografia tirada no Lago Champlain e de um Jet Commander de 1971 - Foto por Travisleehardin pelo Wikimedia Commons / Domínio Público via Wikimedia Commons

Recentemente, foi encontrado em um lago nos Estados Unidos os destroços de um antigo avião que desapareceu em 1971, solucionando assim um mistério que perdurou por mais de 50 anos.

Conforme repercutido pelo g1, era 27 de janeiro de 1971 quando uma aeronave de modelo Jet Commander partiu do aeroporto de Burlington, em Rhode Island; porém, ela nunca mais foi encontrada.

Segundo registros da época, o piloto do avião mantinha comunicação por rádio com a torre de comando quando, subitamente, durante um voo sobre o Lago Champlain (no estado norte-americano de Vermont), o contato foi perdido.

+ Exploradores acreditam ter encontrado destroços de famoso avião da Segunda Guerra

Assim, ficaram desaparecidos não só o avião, mas também todas as pessoas a bordo — dois tripulantes e três passageiros, que eram funcionários de uma empreiteira que realizava um projeto em Burlington.

Na época, investigadores buscaram vestígios ou destroços do avião no lago, mas logo após a primeira busca, a água congelou, dificultando bem mais as investigações. Porém, na primavera daquele mesmo ano, todo o gelo derreteu, e então foram encontradas as primeiras partes do avião.

Buscas

Ao todo, foram realizadas pelo menos 17 expedições que buscavam encontrar os restos do avião que caiu em 1971. Foi só neste mês de maio de 2024 que, finalmente, uma equipe com um veículo operado remotamente o encontrou a uma profundidade de 60 metros no lago.

Líder das buscas, Garry Kozak informa em comunicado que, pelas evidências que descobriu, ele possui 99% de certeza de que os destroços que encontrou pertencem ao avião de 1971. As buscas foram realizadas com uma pesquisa com sonar no lago, realizada pelo Museu Marítimo e pelo Middlebury College.

Agora, os destroços passam por mais investigações para que seja aferido se eles realmente pertencem ao Jet Commander que caiu em 1971, ou não.