Notícias » Egito

Bélgica devolve dois artefatos antigos ao Egito

Os itens foram levados para a Europa ilegalmente

Redação Publicado em 06/10/2021, às 08h51

Artefatos devolvidos pela Bélgica ao Egito
Artefatos devolvidos pela Bélgica ao Egito - Divulgação / Ministério Egípcio de Turismo e Antiguidades

O Egito recuperou duas estatuetas antigas que haviam sido levadas para a Bélgica ilegalmente, conforme informou o Sputnik. De acordo com o site, o responsável por receber de volta os itens em cerimônia promovida pelo Ministério da Economia belga, foi o embaixador egípcio no país europeu, Khaled El-Baqly.

Segundo afirma o Ministério das Relações Exteriores do Egito, um dos objetos é um artefato colorido de calcário que representa um ser humano de pé e data do período do Império Antigo. Já o segundo, é uma estatueta funerária shabti, feita à base de barro, pertencente ao Antigo Egito.

O processo para recuperação dos itens teve início no ano de 2016, quando os egípcios souberam que os mesmos haviam sido adquiridos por autoridades estrangeiras em um leilão. Mais tarde descobriu-se que o proprietário da exposição não tinha os documentos necessários para os objetos.

Conforme a fonte, o embaixador ressaltou que o Egito e a Bélgica deram um passo importante para ambos os países com a ação realizada. Na ocasião, El-Baqly ainda chegou a convidar os belgas para uma visita nos pontos turísticos do Egito, a fim de conhecerem melhor a história do país.