Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Blonde

Blonde: a crítica gostou do filme que imagina a vida de Marilyn Monroe?

'Blonde', novo filme sobre Marilyn Monroe, interpretada por Ana de Armas, chama a atenção da crítica e acumula elogios

Redação Publicado em 19/09/2022, às 17h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de 'Blonde', filme em que Ana de Armas interpreta Marilyn Monroe - Divulgação/Netflix
Cena de 'Blonde', filme em que Ana de Armas interpreta Marilyn Monroe - Divulgação/Netflix

'Blonde' é a mais nova adaptação cinematográfica baseada na vida da atriz estadunidense Marilyn Monroe, que fez grande fama nas décadas de 1950 e 1960. Há alguns meses, o novo drama biográfico vinha chamando muita atenção entre os internautas, visto a semelhança entre Ana de Armas, que dará vida à protagonista, com a própria Marilyn, e toda a montagem e composição de cenas.

Além do mais, outra polêmica em torno do filme, que chama bastante a atenção, é o fato de sua classificação indicativa apontar que ele é indicado somente para pessoas acima de 17 anos, visto alguns conteúdos sexuais mais gráficos presentes, de acordo com comentários da própria atriz cubana e declarações do diretor, Andrew Dominik.

Blonde reimagina corajosamente a vida de um dos símbolos mais duradouros de Hollywood, de sua infância volátil como Norma Jeane, até sua ascensão ao estrelato e envolvimentos românticos, o longa se apresenta como uma especulação da vida da sex symbol, atriz e modelo", de acordo com a sinopse do longa.

O que a crítica diz?

Apesar de 'Blonde', de Andrew Dominik, estar disponível na Netflix apenas a partir de 28 de setembro no Brasil, o filme já teve sua estreia nos Estados Unidos, na última sexta-feira, 16, e, ao que tudo indica, chamou atenção da crítica especializada em seus primeiros dias de 'vida', como informado pelo Observatório do Cinema. Ao mesmo tempo, o Rotten Tomatoes, que reúne as críticas lançadas, apresentou 57% para o longa, tendo como base 74 avaliações.

É dor, o tempo todo. Mas ao caracterizar essa dor de maneira tão potente, Ana de Armas cumpre a missão do filme de Andrew Dominik, pintando uma vívida imagem de loucura e fama", analisa o crítico da Vanity Fair, Richard Lawson.

E pelo visto, a atuação de Ana de Armas como Marilyn Monroe é o maior trunfo do filme: segundo a Variety, sua "performance tem um brilho de tirar o fôlego, além de muita imaginação e uma franqueza de partir o coração". Porém, alguns pontuam também o trabalho de direção de Dominik no filme como um grande destaque:

Alternando entre o preto e branco profundo, e o Technicolor pop, o estilo de Dominik é visualmente divertido e emocionalmente sombrio", avalia o The Wrap.

Já a jornalista Jane Crowther afirma que é "desconfortável assistir 'Blonde'": "mas o projeto de Dominik é um filme envolvente que, com certeza, provocará discussões". Por fim, ela ainda compara a performance de Ana de Armas com a de Austin Butler, que atuou em 'Elvis', longa recente sobre a vida de Elvis Presley:

Mas como o Elvis de Austin Butler, Ana de Armas não meramente copia e acerta uma maneira de falar ou linguagem corporal. Ela traz uma alma verdadeira e dor palpável esse retrato de Marilyn Monroe."