Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Testeira

Intérprete de Marilyn Monroe, Ana de Armas é a nova queridinha de Hollywood?

A atriz reproduz a história da loira que mudou o cinema em "Blonde", mas chama atenção em outras produções

Daniel Bydlowski, cineasta Publicado em 07/08/2022, às 21h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem contendo Marilyn Monroe e Ana de Armas caracterizada - Divulgação / Netflix / Kimblim
Montagem contendo Marilyn Monroe e Ana de Armas caracterizada - Divulgação / Netflix / Kimblim

Ana Celia de Armas Casonasceu dia 30 de abril em Santa Cruz del Norte, em 1988. Filha de um professor e uma profissional de recursos humanos, Armas cresceu em Havana e iniciou seus estudos artísticos logo cedo, aos 14 anos, na Escola Nacional de Teatro de Cuba. Aos 18 mudou-se para a Espanha, onde detém nacionalidade por meio de seus avós maternos.

Por lá, desenvolveu sua carreira com séries televisas de sucesso, mas em 2014 trocou tudo para viver em Los Angeles e estrear na concorrida indústria cinematográfica de Hollywood. Feito incrível para uma estrangeira.

Agora em 2022, a atriz de apenas 34 anos parece que realmente atingiu o ponto alto de sua carreira com o papel de ninguém menos que Marylin Monroe, no drama biográfico ‘Blonde’. Produzido pela Netflix o longa foi escrito e dirigido por Andrew Dominik e é baseado no romance homônimo da autora Joyce Carol Oates.

Armas foi muito elogiada por sua atuação, até mesmo por Brad Pitt que a descreveu como fenomenal como Marylin. Protagonista de outro grande sucesso deste ano, ‘Trem Bala’ o ator também é produtor biográfico de Blonde.

E embora alguns críticos mais ferrenhos tenham dito que ela não conseguiu acertar o “tom ofegante original” de Monroe, por conta de seu sotaque cubano, o Marilyn Monroe Estate, espólio da estrela de Hollywood, saiu em sua defesa e inclusive ressaltou que apenas com base no trailer é possível ver que a atriz cubana conseguiu capturar o glamour, a humanidade e vulnerabilidade de Monroe.

Mas até que ‘Blonde’ chegue ao Brasil, sua estreia está prometida para 23 de setembro, temos um bom tempo para assistir outros trabalhos da atriz na terra do Tio Sam. Presente em produções e franquias renomadas dos maiores estúdios de cinema, Armas já estrelou ao lado de grandes nomes como Keanu Reeves, Daniel Craig, Jamie Lee Curtis, Christopher Plummer, Chris Evans, Ben Affleck, Ryan Gosling, Michael Shannon e Wagner Moura.

Conheça trabalhos marcantes de Ana de Armas:

‘Cães de Guerra’ (2016)

É dirigido por Todd Phillips, responsável por ‘Coringa’ e a trilogia ‘Se beber não case’. Miles Teller e Jonah Hill são dois amigos, David Packouz e Efraim Diveroli, que em 2005 decidem investir na carreira de traficantes internacionais de armas, o que os leva a relações bastante perigosas e lucrativas como um contrato de 300 milhões de dólares para fornecer armamento aos militares afegãos. Ana interpreta Iz, namorada do personagem de Teller.


'O informante' (2019)

Filme policial dirigido por Andrea Di Stefano, apresenta o protagonista Joel Kinnaman como Pete Koslow, um ex presidiário que é forçado a servir como informante sobre a máfia polonesa. Embora a história tenha conhecidas questões sobre o tema “duplo agente” a produção entrega uma narrativa envolvente. Na trama Ana é Sofia, mulher de Joel que sofre ameaças e busca sobreviver. O longa está disponível na Netflix.


‘Entre facas e segredos’ (2019)

Ao lado de Daniel Craig e Chris Evans, com quem fez outras parcerias de sucesso no futuro, este longa é um dos melhores da lista de filmes da atriz, na opinião dos críticos e do público. O suspense bem ao estilo do jogo ‘detetive’ tem humor ácido e algumas criticas sociais para desvendar a morte de um rico patriarca, interpretado por Christopher Plummer.

Enquanto Daniel Craig busca investigar e desvendar o mistério, toda a família do idoso que inclui nomes como Chris Evans, Jamie Lee Curtis, Toni Collette, Michael Shannon e Don Johnson no elenco, agora é suspeita. Ana é a amiga do idoso e cuidadora latina Marta Cabrera que vira alvo da família gananciosa.


 ‘Sérgio’ (2020)

Lançado oficialmente no Sundance Film Festival de 2020, ‘Sérgio’ é um drama biográfico sobre a invasão do Iraque pelos Estados Unidos. Dirigido por Greg Barker, e com roteiro assinado por Craig Borten, o longa estrelado por Ana de Armas e Wagner Moura relata os últimos dias de vida de Sergio Vieira de Mello, diplomata brasileiro e funcionário da ONU, morto em Bagdá vítima de um ataque terrorista.

Moura entrega uma excelente atuação mesmo estando embaixo de escombros em quase todas as cenas. Apresentado sem ordem cronológica, o longa é como se fossem as memórias de Mello passando diante de seus olhos antes da morte. Além da química entre Armas e Moura ser incrível, o longa apresenta alguns cortes de cenas reais.


‘007 sem tempo para morrer’ (2021)

Apesar de sua pequena, mas marcante, participação em um dos longas mais esperados da franquia 007, Ana interpreta a letal e sedutora agente cubana Paloma que aparece para ajudar Daniel Craig em uma de suas últimas missões como agente secreto. A atriz foi bastante elogiada por seu desempenho, além de estar maravilhosa.


‘Águas profundas’ (2022)

Dirigido por Adrian Lyne o longa, baseado no romance homônimo de Patricia Highsmith, conta com nomes como Ben Affleck e Jacob Elordi no elenco. Ana é Melinda Van Aller, mulher de Vic, Ben Affleck, casal que está passando por problemas no casamento. Para tentar salvar a relação o marido permite que Melinda tenha quantos amantes quiser, mas quando esses novos parceiros começam a morrer, Vic se torna um suspeito.


 ‘Agente oculto’ (2022)

É o seu mais recente lançamento e superprodução da Netflix, dirigido por Anthony e Joe Russo. Tido como um dos filmes mais caros da história da plataforma de streaming, o longa já se tornou a segunda maior estreia deles. Armas é Dani Miranda, agente da CIA que se alia a Ryan Gosling, procurado pela polícia em uma caçada liderada por Chris Evans.

Entre outros nomes importantes do elenco estão Billy Bob Thornton e o nosso querido Wagner Moura como Laszlo Sosa. A ideia é construir uma franquia baseada nos romances The Gray Man, do autor americano Mark Greaney. A sequência já foi confirmada pela Netflix, imperdível!


Sobre o cineasta

O cineasta brasileiro Daniel Bydlowski é membro do Directors Guild of America e artista de realidade virtual. Faz parte do júri de festivais internacionais de cinema e pesquisa temas relacionados às novas tecnologias de mídia, como a realidade virtual e o future do cinema. Daniel também tenta conscientizar as pessoas com questões sociais ligadas à saúde, educação e bullying nas escolas. É mestre pela University of Southern California (USC), considerada a melhor faculdade de cinema dos Estados Unidos.

Atualmente, cursa doutorado na University of California, em Santa Barbara, nos Estados Unidos. Recentemente, seu filme Bullies foi premiado em NewPort Beach como melhor curta infantil, no Comic-Con recebeu 2 prêmios: melhor filme fantasia e prêmio especial do júri. O Ticket for Success, também do cineasta, foi selecionado no Animamundi e ganhou de melhor curta internacional pelo Moondance International Film Festival.