Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasileira

Brasileira e namorado traficante 'El Matador' são presos com 600kg de cocaína

Além da droga, a ação policial da Espanha informou que o casal foi parado com um lança-foguete, granadas e uma submetralhadora

Redação Publicado em 08/12/2022, às 11h26 - Atualizado às 11h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Operação policial da Espanha prendendo suspeitos - Reprodução de vídeo/Twitter/@policia
Operação policial da Espanha prendendo suspeitos - Reprodução de vídeo/Twitter/@policia

Carlos García, o traficante espanhol reconhecido como "El Matador", foi detido com sua companheira brasileira, que não foi identificada, no decorrer de uma operação policial. O casal estava em um carro com mais de 100 mil euros, ou o equivalente a mais de 550 mil reais quando convertido para nossa moeda, um "arsenal de armas" e 600kg de cocaína.

Conforme repercutido no El País e divulgado pelo UOL, o traficante de 46 anos foi preso em no começo do mês passado, porém, sua prisão só foi informada pela Polícia Nacional do país após exibirem na última quarta-feira, 7, as conquistas da Operação Espeto.

Procurado

O casal compreende duas das 17 pessoas presas na Operação Espeto, que começou no começo do ano, em janeiro, com objetivo de acabar com uma grande rede de tráfico que as autoridades identificaram entre a Colômbia e a Espanha.

As autoridades chegaram a realizar uma ação na casa de García e da namorada brasileira no dia 28 de outubro, localizada em Ourense, uma cidade na Espanha classificada como uma das mais seguras do país. Entretanto, os dois já haviam abandonado o local, frustrando a operação policial.

Quando os agentes pararam o veículo do casal, eles informaram que estavam saindo de Galícia para realizar uma visita na cidade de Astúrias. Ainda segundo a fonte, um mexicano, que não teve a identidade revelada, acompanhava os dois e também foi preso.

Antonio Martínez Duarte, autoridade que está a frente da operação, cedeu uma entrevista ao jornal El país, comentando sobre as armas localizadas no veículo — os policiais acharam um lança-foguete, granadas, uma submetralhadora e uma espingarda no automóvel.

Nos vimos diante de um arsenal extraordinário de armas, algo impensável na Espanha até hoje", disse Martínez.

De acordo com os agentes, em julho, eles localizaram um navio indo do caribe até a Espanha com 2 mil kg de cocaína e prenderam os cinco tripulantes — todos venezuelanos — que estavam no navio. Tanto os tripulantes, quanto o casal, vão cumprir pena na Espanha.