Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Elon Musk diz produzir chip que promete curar a cegueira

Em suas redes sociais, o bilionário Elon Musk explicou os desenvolvimentos recentes da Neuralink, que está produzindo o chip cerebral

Redação Publicado em 25/03/2024, às 17h37 - Atualizado às 19h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O empresário Elon Musk - Getty Images
O empresário Elon Musk - Getty Images

Na última quarta-feira, 20, o bilionário Elon Musk afirmou em suas redes sociais que o novo chip cerebral desenvolvido pela Neuralink vai tentar curar a cegueira. O empresário acrescentou que a empresa obteve resultados animadores em testes com macacos cegos, que recuperaram a visão após o implante.

Em uma thread no X (antigo Twitter), Musk comparou esta fase inicial de desenvolvimento do chip, que leva o nome de Blindsight, à resolução gráfica dos primeiros jogos de videogame da Nintendo. No futuro, o dono da Tesla promete superar a visão humana com seu equipamento.

É importante ressaltar que o Blindsight não é o primeiro chip cerebral desenvolvido pela Neuralink. Conforme repercutido pelo UOL, a empresa já produziu o Telepathy, que permite o controle cerebral de computadores. Em outra ocasião, Musk anunciou que o projeto foi um sucesso e um paciente tetraplégico conseguiu mover o mouse de um computador apenas com sua mente.

Outros detalhes

Ainda em suas publicações, o bilionário ressaltou que nenhum dos macacos que participou dos testes com o dispositivo Neuralink sofreu danos graves. No passado, a empresa foi acusada em duas ocasiões de maus-tratos a animais.

Em 2023, a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA aprovou o primeiro teste, resultando em um rápido avanço em direção à realização de testes em humanos. O procedimento tradicional dos implantes da Neuralink inclui a inserção de 64 fios flexíveis no cérebro, que realizam a gravação e transmissão de sinais cerebrais para um aplicativo.