Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Suíça

Estudo revela número aproximado de casos de abuso sexual na Igreja Católica da Suíça desde 1950

Os números alcançados pelo estudo foram divulgados nesta terça-feira, 12, pela Universidade de Zurique

Redação Publicado em 12/09/2023, às 18h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de uma Igreja - Imagem de Christel por Pixabay
Imagem ilustrativa de uma Igreja - Imagem de Christel por Pixabay

Nesta terça-feira, 12, foi revelado pela Universidade de Zurique um estudo científico que mostra a extensão dos abusos sexuais que aconteceram na Igreja Católica da Suíça desde o ano de 1950. Até o momento, o número estimado de vítimas pela instituição responsável pela investigação das autoridades eclesiásticas são de 921 vítimas. 

O estudo foi dirigido pela professora Marietta Meier, em parceria com Monika Dommann. Segundo Marietta, grande parte dos casos de abuso que aconteceram não foram denunciadas, ou os documentos correspondentes foram destruídos. Além disso, ela comentou sobre a situação: “Sem dúvida, esta é apenas a ponta do iceberg.”

Segundo repercutiu o jornal O Globo com informações da AFP, o resultado alcançado é o primeiro no intervalo de um ano de investigação realizada por historiadores, que visam esclarecer os abusos no país em questão. A pesquisa, que ainda não chegou ao fim, constatá a possibilidade de  que 74% das pessoas abusadas seriam de menores de idade. Os abusos foram realizados por 510 pessoas, em sua maioria homens

Outros detalhes 

Durante entrevista coletiva, a presidente da Conferência Central Católica Romana da Suíça, Renata Asal Steger, disse sobre a situação:

Isso nos aflige e nos envergonha. Passamos batido no tema, foram apresentadas inúmeras desculpas e ações que não fazem jus ao que as vítimas têm direito.”