Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / 'Intocáveis'

Falece empresário tetraplégico que inspirou o filme 'Intocáveis'

História do empresário tetraplégico inspirou o famoso filme 'Intocáveis'

Redação Publicado em 05/06/2023, às 10h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Intocáveis: ficção e realidade - Reprodução/Arquivo pessoal e Divulgação
Intocáveis: ficção e realidade - Reprodução/Arquivo pessoal e Divulgação

Na última sexta-feira, 2, faleceu Philippe Pozzo di Borgo, o empresário tetraplégico que foi inspiração para o comovente filme francês 'Intocáveis'. Ele faleceu aos 72 anos em Marrocos, onde residia.

Como repercutido pelo G1, a notícia foi revelada por Eric Toledano, diretor do longa que fez sucesso no Brasil. Toledano informou que o empresário faleceu em Marrakech e disse que a notícia é um 'choque'.

É um choque e, acima de tudo, uma imensa tristeza, porque essa foi uma relação que teve uma longevidade incrível. Mantivemos contato, fizemos operações juntos, trocamos correspondências e nos encontramos várias vezes", desabafou Toledano.

Philippe nasceu em Túnis, Tunísia, em meio a uma família nobre da Córsega. Em vida, fora executivo da companhia Pommery, especializada em champanhe. O acidente que o tornou tetraplégico ocorreu em 1993 e inspirou a história que é contada no filme de 2011.

Homenagem

Através da obra 'O Segundo Suspiro', que foi lançada em 2001, ele fala que Abdel Yasmin Sellou, que foi seu auxiliar, o ajudou a superar a depressão. Já no filme, ambos são interpretados por François Cluzet e Omar Sy, que lamentou o falecimento do empresário via publicação no Instagram. 

"Para sempre em nossos corações... @toledanonakache @f_cluzet Acabamos de saber com muita tristeza o falecimento do nosso amigo Philippe Pozzo di Borgo. Aceitar que adaptamos nossa história em Intocáveis mudou nossas vidas e a vida de muitas pessoas vulneráveis e frágeis. Mantemos a imagem de um homem corajoso, digno, humilde e combativo. Seu humor e inteligência vão fazer falta. Tê-lo ao seu lado todos estes anos foi um privilégio raro. Vamos tentar acompanhar todas as suas lutas. Nossos pensamentos estão com sua esposa e filhos", escreveu o artista.