Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Governo muda classificação de filme de Van Damme, após 30 anos

Depois de polêmica com filme de Danilo Gentili, filmes deverão passar por mudanças. Confira!

Alan de Oliveira | @baco.deoli Publicado em 17/05/2022, às 13h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme com o ator Van Damme - Divulgação filme "O Grande Dragão Branco"
Cena do filme com o ator Van Damme - Divulgação filme "O Grande Dragão Branco"

O filme do gênero cômico estrelado Charlie Sheen e Tom Berenger, “Um Time Muito Louco” e o clássico “O Grande Dragão Branco”, do ator consagrado Jean-ClaudeVan Damme, sofreram uma alteração na sua classificação indicativa de idade, após 30 anos, em novo despacho publicado no Diário Oficial da União, após alteração feita pelo Ministério de Justiça e da Segurança Pública, nesta terça-feira, 17.

O filme do ator Sheen antes tinha classificação livre, e agora, passa a ser recomendado para pessoas maiores de 12 anos. Já a obra protagonizada por Van Damme, de 12 anos, passa para 14. 

“Um Time Muito Louco” conta a história do time de beisebol americano Cleveland Indians, de forma bem humorada no ano de 1998. A recomendação é imposta pelo filme conter violência branda, linguagem imprópria e drogas ilícitas, afirma a publicação.

“O Grande Dragão Branco” é um filme de ação lançado em 1988. No primeiro momento, o filme teve classificação livre e, em 1992, recebeu sua primeira alteração de indicação para 12 anos. Agora, 30 anos depois, o filme passa a ser recomendado para maiores de 14 anos, por conteúdo violento frequente e relevante.

Mudanças acontecem após polêmicas

As alterações 30 (ou mais) anos depois, vêm na esteira da tentativa de censura do governo perante as denúncias feitas em cima do filme de Danilo Gentili, com atuação de Fábio Porchat, intitulado em: “Como se Tornar o Pior Aluno da Escola”.

A comédia foi acusada de promover pedofilia, em denuncias feitas pelo ex-secretário especial da Cultura, Mario Frias, entre outros núcleos de opinião pública. Primeiramente, houve a tentativa de remoção do filme das plataformas de streaming, que frustradas, ao menos teve sua classificação indicativa de 14, para os 18 anos.

A estimativa é que diversos outros filmes passem por essas mudanças de classificação, uma vez que o problema se tornou público e pauta nas mídias sociais por diversos dias.