Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Harry Potter

Harry Potter bate marca histórica e é série literária mais vendida do mundo

Com mais de 600 milhões de cópias vendidas, livros do bruxo mais famoso da ficção batem recorde histórico

Éric Moreira, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 08/02/2023, às 10h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de 'Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban' (2004) - Reprodução/Warner Bros. Pictures
Cena de 'Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban' (2004) - Reprodução/Warner Bros. Pictures

Não se pode discutir quando alguém afirma que Harry Potter é o bruxo mais famoso da ficção. Criado por J. K. Rowling, o universo fantástico conta com diversos livros, filmes, spin-offs, jogos para video-game... E mesmo hoje, quase 26 anos depois de sua primeira publicação, a franquia segue batendo recordes.

Na última terça-feira, 7, a Scholastic — editora de livros estadunidense conhecida principalmente pelas publicações de obras infanto-juvenis — divulgou que a série 'Harry Potter', considerando-se todos os livros, ultrapassou a marca de 600 milhões de cópias comercializadas pelo mundo. Com isso, as obras de Rowling ficam consolidadas na história como a série literária mais vendida de todos os tempos.

No Brasil, os livros 'Harry Potter' são distribuídos pela Rocco. Vale mencionar, ainda, que a obra já foi traduzida para 85 idiomas no total, em todo o mundo, e já teve mais de um milhão de horas escutadas em audiobook, de acordo com o portal Cultura do UOL.

Franquia que não falha

O sucesso dos livros de J. K. Rowling, cuja primeira publicação ocorreu no dia 26 de junho de 1997, foi tão grande, que a Warner chegou até mesmo a produzir uma adaptação cinematográfica das histórias do bruxinho Harry Potter para o cinema, em 2001. Estrelados por Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint, foram feitos oito filmes, que chegaram a render US$ 7,7 bilhões em todo o mundo.

Atualmente, porém, a franquia não desacelera, pois uma sequência de filmes spin-off vêm sendo produzidas, chamada 'Animais Fantásticos'. Além dela, um novo passo para as adaptações será dado ainda nessa semana: 'Hogwarts Legacy' terá sua estreia oficial no Brasil na próxima sexta-feira, 10, sendo ele um jogo de RPG ambientado na escola de magia que é palco de grandes eventos nos livros, possibilitando que o jogador crie seu próprio personagem e viva no mundo mágico. Confira o trailer: