Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Rugby

Morte de jogador de rugby da Nova Zelândia é conectada com violência do esporte

Billy Guyton, atleta profissional de rugby que faleceu em 2023, teve causa de morte confirmada recentemente; entenda o caso!

Ingredi Brunato Publicado em 14/03/2024, às 13h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de Billy Guyton durante jogo em 2017 - Getty Images
Fotografia de Billy Guyton durante jogo em 2017 - Getty Images

Billy Guyton morreu em 2023 com apenas 33 anos de vida. O homem, que era um jogador profissional de rugby da Nova Zelândia, teve sua causa de morte confirmada recentemente após seu cérebro ser analisado pela Universidade de Auckland. 

O atleta neozelandês faleceu como decorrência de um quadro de encefalopatia traumática crônica (ETC) de estágio 2, uma doença degenerativa que piora com o tempo e não tem cura. 

A ETC é causada por pela recorrência de traumatismos cranianos, ou, em outras palavras, de repetitivas pancadas fortes na cabeça — ela é associada, por exemplo, ao box. 

O óbito de Guyton, portanto, acabou sendo conectado à violência do esporte em que competia. Conforme repercutido pelo The Guardian, o atleta é o primeiro jogador de rugby a ter um diagnóstico confirmado de encefalopatia traumática crônica (o que só pode ser confirmado após a morte do paciente). 

Mais detalhes 

O diagnóstico de um jovem com ETC é significativo, pois indica quão cedo na vida o cérebro foi afetado por pancadas na cabeça", explicou Maurice Curtis, um dos pesquisadores responsáveis por analisar o cérebro do atleta, ainda de acordo com o veículo. 

Billy Guyton, vale mencionar, se aposentou ainda em 2018, quando tinha 28 anos, justamente por conta dos sintomas que experienciava. Durante sua curta carreira, o neozelandês sofreu múltiplas concussões