Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ciência

Museu apresentará esqueleto de T.rex grávida pela 1ª vez

Esqueleto extremamente raro de Tiranossauro Rex será exposto na Nova Zelândia

Redação Publicado em 01/12/2022, às 15h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Esqueleto de Barbara, a T.rex grávida - Divulgação/Museu Memorial da Guerra de Auckland
Esqueleto de Barbara, a T.rex grávida - Divulgação/Museu Memorial da Guerra de Auckland

Pela primeira vez, os restos fossilizados de uma Tyrannosaurus rex grávida serão mostrados ao público no Museu Memorial da Guerra de Auckland, na Nova Zelândia. A exposição do esqueleto está prevista para começar na sexta-feira, 2. 

De acordo com o site do museu, a fêmea, apelidada de Barbara, possui 11,7 metros de comprimento e 3,4 metros de altura. Ela estava carregando ovos ou filhotes quando morreu, 66 milhões de anos atrás, sendo uma das únicas três “tiranossauras” registradas no planeta. 

Ainda de acordo com o museu, o esqueleto de Barbara foi conservado, preparado e reconstruído sob os cuidados do especialista alemão Rolf Kriegerbarthold. Os ossos foram montados em uma estrutura de metal discreta e as partes que faltam, combinadas com moldes de outro T.rex, chamado Stan.

Escavação

Os restos da dinossaura foram desenterrados no noroeste de Montana, nos Estados Unidos, em uma região chamada de Formação Hell Creek. Na escavação, foram utilizadas espátulas, facas e eventualmente pincéis, para remover a T.rex da camada de sedimentos. 

Segundo o relatório de pesquisa divulgado, espécies como essa “podem se espalhar por distâncias muito grandes, dependendo de como o esqueleto foi distribuído antes do enterro”. O documento também revela que a equipe iniciou o processo de pesquisa em um espaço de 27 metros de comprimento e 6 metros de largura. 

Por fim, a equipe adequou as proporções da dinossaura grávida e pintaram algumas partes para não demonstrar a diferença de cor do esqueleto.