Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Vikings

Pesquisadores descobrem ovos de parasitas em fezes vikings de 2,5 mil anos

A descoberta aponta que vikings foram infectados com um dos mais antigos parasitas humanos conhecidos

Wallacy Ferrari Publicado em 05/09/2022, às 18h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem microscópica captura amostra de ovo de parasita - Divulgação / University of Copenhagen
Imagem microscópica captura amostra de ovo de parasita - Divulgação / University of Copenhagen

Um grupo de pesquisadores viu uma pesquisa ter seus rumos mudados após uma descoberta proporcionada pela tecnologia; ao analisar fezes humanas fossilizadas atribuídas a povos vikings com ferramentas modernas, foi possível identificar a presença de um composto chamado quitina.

Tal material era presente nos ovos de tricurídeos, cuja identificação por análises de DNA permitiram compreender que vikings sofreram com a infecção de um dos mais antigos parasitas humanos na alimentação. Os resquícios dos ovos foram isolados e examinados, conforme revela o extenso artigo da descoberta, publicado na revista científica Nature.

As fezes, por sua vez, foram encontradas em latrinas de assentamentos na Noruega, nas regiões de Viborg e Copenhagen, mas também na Letônia e Holanda. Outras descobertas do local atribuem a datação de até 2,5 mil anos atrás. Com tal dado, trata-se de uma das pesquisas mais aprofundadas sobre o parasita.

Estudo comparativo

Além da descoberta, os cientistas envolvidos na análise conseguiram comparar amostrar de fezes antigas de várias origens e continentes distintos, todas com evidências de parasitas, de forma a fornecer uma visão mais ampla sobre a atuação do tricurídeo ao longo dos séculos.

Sabemos há muito tempo que podemos detectar ovos de parasitas com até 9 mil anos de idade no microscópio. Para nossa sorte, os ovos são projetados para sobreviver no solo por longos períodos”, afirmou o professor Christian Kapel, um dos autores do estudo.

+Confira o estudo completo em inglês clicando aqui