Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mona Lisa

Ponte que aparece em quadro da Mona Lisa é identificada por pesquisador italiano

O pesquisador identificou a curiosa ponte localizada no cenário de uma das maiores pinturas da história

Redação Publicado em 03/05/2023, às 20h02 - Atualizado em 06/05/2023, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Obra Mona Lisa, de Leonardo da Vinci - Domínio público
Obra Mona Lisa, de Leonardo da Vinci - Domínio público

Um pesquisador italiano acredita ter identificado a ponte que aparece na famosa pintura"Mona Lisa", de Leonardo da Vinci. Segundo ele, a ponte em questão é a Ponte Romito, na cidade de Arezzo, na região italiana da Emília-Romanha.

A teoria é defendida por Silvano Vinceti, presidente do Comitê Nacional para a Promoção e a Salvaguarda do Patrimônio Histórico e Cultural da Itália. Segundo ele, a paisagem que aparece ao fundo da pintura é muito semelhante à vista da cidade de Arezzo.

Em entrevista à imprensa italiana, Vinceti disse que a ideia surgiu durante uma pesquisa sobre as origens da pintura. Ele comparou as paisagens vistas na obra com as da região de Arezzo e identificou semelhanças com a Ponte Romito.

Anteriormente, muitos pesquisadores acreditavam que se tratava da ponte de Buriano, também localizada em Arezzo, ou a ponte de Bobbio, em Piacenza. As informações foram repercutidas pela ANSA.

No entanto, a ponte Romito tinha quatro arcadas e era apoiada em duas falésias, muito semelhante ao que mostra a pintura. Além disso, também englobava um atalho que possibilitava encurtar o trajeto entre Arezzo e Florença.

"Economizar tempo permitia a Leonardo estudar mais. As pontes de Bobbio e Buriano, por sua vez, têm mais de seis arcadas e se apoiam em terrenos planos", disse o historiador.

No começo do século 16, a ponte funcionava perfeitamente, diferente de hoje, que apenas um arco resistiu. Também era bastante frequentada. Na época, o artista se encontrava no Vale do Rio Arno, que faz cruzamento com a Toscana, inicialmente trabalhando para César Borgia, e, em seguida, para Pier Soderini, governante da República de Florença.

Para comprovar o que foi levantado, Vinceti contou com registros de drones, uma versão virtual da ponte e documentos importantes, pois, mostram que o artista passava bastante tempo em Fiesole, localizada nas colinas que estão acima de Florença.

Pintura misteriosa

A identificação da ponte que aparece na "Mona Lisa" pode ajudar a esclarecer alguns mistérios sobre a pintura, que é uma das obras de arte mais famosas e estudadas do mundo. Acredita-se que a obra tenha sido pintada entre 1503 e 1506 e retrate Lisa Gherardini, esposa de um comerciante florentino.

A pintura, que está em exibição no Museu do Louvre, em Paris, também é famosa por seu enigmático sorriso e pelos diversos mistérios que a cercam, como a identidade da modelo e o significado da paisagem ao fundo.


Errata: A reportagem errou ao alegar que a ponte foi construída no século 17.