Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Sereia de Fiji

Sereia de Fiji: Pesquisadores tentam decifrar mistério sobre criatura bizarra

Misturando partes de peixe, macaco e réptil, a criatura Frankenstein intriga curiosos desde meados do século 19

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 24/10/2023, às 10h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registro da 'Sereia de Fiji' - Reprodução/Vídeo/YouTube
Registro da 'Sereia de Fiji' - Reprodução/Vídeo/YouTube

Um verdadeiro Frankenstein misturando partes de peixe, macaco e réptil. A bizarra Sereia de Fiji sempre foi uma 'criatura' que despertou curiosidade desde que foi trazida do Japão por um marinheiro americano no início dos anos 1900. Mas, afinal, qual sua composição?

É justamente essa pergunta que pesquisadores estão tentando responder. Para isso, submeteram a criatura a exames de radiografia e tomografia pela primeira vez em sua existência.

+ Sereia de Fiji: A farsa que fez um capitão do século 19 perder sua 'fortuna'

"Parece ser uma mistura de pelo menos três espécies diferentes externamente", disse Joseph Cress, radiologista da Northern Kentucky University, nos Estados Unidos, em entrevista ao Daily Mail.

Tem a cabeça e o torso de um macaco, as mãos parecem de um anfíbio, quase como um jacaré, crocodilo ou algum tipo de lagarto", prosseguiu. "E depois há aquela cauda de peixe — novamente, espécie desconhecida".

"É obviamente moldado, quase um Frankenstein. Então quero saber quais partes foram reunidas", acrescentou Cress, que ainda explicou que a tomografia computadorizada permitiu que eles escolhessem "fatias" da criatura para serem analisadas individualmente.

"Estamos fazendo isso em todas as partes desta sereia de Fiji, não apenas na cabeça e na região facial, mas também na região torácica, e então na extremidade da cauda", finalizou.

Os dados colhidos serão enviados para análise de especialistas do Zoológico de Cincinnati e do Aquário de Newport. Eles identificarão quais animais — se houverem — foram combinados para formar a sereia.

A origem da Sereia de Fiji

Ao longo do século 19 e início do 20, os Freak Shows atraíam um número cada vez maior de espectadores. Circos itinerantes apresentavam atrações com super-humanos, pessoas fisicamente alteradas ou com algum tipo de peculiaridade, como as mulheres barbadas.

Uma das atrações mais conhecidas da época foi a Sereia de Fiji, que teria sido encontrada no início dos anos 1800 por marinheiros japoneses perto das Ilhas de Fiji, no Pacífico Sul. Após passar por diversos ‘proprietários’, a criatura foi popularizada nos EUA por P. T. Barnum e fez um capitão do século 19 perder sua fortuna. Saiba mais sobre a história da Sereia de Fiji clicando aqui!