Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Clima

A última segunda-feira foi o dia mais quente da história da Terra

A temperatura do planeta bateu um recorde preocupante nesta semana; entenda!

Redação Publicado em 05/07/2023, às 10h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa da Terra pegando fogo - Divulgação/ Freepik/ rawpixel.com
Imagem meramente ilustrativa da Terra pegando fogo - Divulgação/ Freepik/ rawpixel.com

Na última segunda-feira, 3, a temperatura global ultrapassou a média de 17°C, o que configurou um recorde de calorhistórico. Isso significa que foi o dia mais quente da história do planeta Terra desde que a humanidade começou a fazer essa medição, em 1979. 

Um dos principais fatores que contribuiu para essa alta de temperaturas é a onda de calor enfrentada por algumas partes do Hemisfério Norte neste momento, como os Estados Unidos e a China.

Assim, ainda que aqui no Brasil estejamos tendo dias frios por conta do inverno, casos como o nosso não são o suficiente para trazer a média global para baixo. A própria Antártica, aliás, que também está vivendo sua estação mais fria, anda batendo recordes de calor. 

A situação 

A última alta de temperaturas da Terra ocorreu ainda em 2022, também durante o mês de julho. Na ocasião, a média bateu 16,92 °C, preocupando especialistas. 

Este não é um marco para celebrar. Trata-se de uma sentença de morte para pessoas e ecossistemas", apontou Friederike Otto, repercutido pela DW via UOL. 

Entre 1979 e 2000, é importante apontar que a média dos termômetrosmundiais no início de julho costumava ser de 16,2 °C. Essa diferença, embora possa parecer pequena, tem enormes impactos através do planeta