Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Moda com História / Neonazista

Neonazista que queria provocar guerra racial é condenado na Alemanha

Alemão de 21 anos era simpatizante da rede neonazista americana "Atomwaffen Division"

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 08/05/2023, às 15h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Imagem de minka2507 por Pixabay
Imagem ilustrativa - Imagem de minka2507 por Pixabay

Um homem alemão foi condenado nesta segunda-feira, 8, em Frankfurt, a três anos e dez meses de prisão por planejar ataques destinados a desencadear "uma guerra racial". O sujeito, que foi identificado como Marvin E., tem 21 anos de idade e é simpatizante da rede neonazista americana "Atomwaffen Division".

Como destacou a agência de notícias RFI a condenação ocorre no mesmo dia em que a Europa comemora o fim da Segunda Guerra Mundial e a derrocada do nazismo, em 1945.

Grupo terrorista

Segundo a fonte, o jovem, que se encontra preso desde 2021, foi condenado pelo Tribunal Regional de Frankfurt por "tentativa de criar um grupo terrorista" e "preparar um grave ato de violência que ameaça o Estado".

No ano de 2021, Marvin tentou fundar na região de Hesse, no centro do país, uma ramificação do grupo "Atomwaffen Division" (divisão de armas atômicas), o qual é conhecido por sua ideologia racista e antissemita. Além disso, o homem ainda planejou realizar ataques com explosivos e armas de fogo contra funcionários do Estado, incluindo políticos, judeus e imigrantes.

A Promotoria concluiu, ao final das investigações, que o objetivo do réu era provocar uma "guerra civil de raças" nos próximos três anos e, assim, "preservar a população branca".