Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Central do Brasil

25 anos depois, por onde anda o ator mirim que protagonizou 'Central do Brasil'?

Emocionando o mundo ao lado de Fernanda Montenegro, o destino do ator mirim chama atenção até os dias atuais

Wallacy Ferrari

por Wallacy Ferrari

wferrari@caras.com.br

Publicado em 03/04/2023, às 19h30 - Atualizado em 04/04/2023, às 19h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de 'Central do Brasil' - Divulgação / Europa Filmes
Cena de 'Central do Brasil' - Divulgação / Europa Filmes

No ano de 1998, um ator brasileiro de apenas 12 anos de idade ganhou fama internacional por comover o público com sua atuação; Vinícius de Oliveira surgia aos olhos do mundo no filme 'Central do Brasil'. Dirigido por Walter Salles, o longa-metragem foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1999 e levou a Palma de Ouro no Festival de Cannes do mesmo ano.

No obra, Vinícius interpretou Josué, um menino de nove anos que perdeu sua mãe e é acolhido por Dora, uma mulher solitária interpretada por Fernanda Montenegro, que trata de ajudar pessoas analfabetas transcrevendo cartas na Central do Brasil, uma estação de trens metropolitanos que realmente existe, no Rio de Janeiro.

A partir do encontro, os dois personagens embarcam em uma jornada pelo interior do Brasil em busca do pai de Josué. A atuação de Vinícius de Oliveira no filme foi aclamada pela crítica e pelo público. Com apenas 12 anos na época das filmagens, o ator demonstrou uma habilidade incrível em transmitir as emoções de seu personagem, com uma interpretação delicada e tocante.

O desempenho de Vinícius rendeu diversos prêmios, incluindo o Urso de Prata de Melhor Ator no Festival de Berlim de 1998, além de ter sido indicado ao prêmio de Melhor Ator Coadjuvante no BAFTA. Contudo, após o término da divulgação internacional da obra, os atores seguiram suas carreiras, com Vinicius dando novos caminhos às suas escolhas profissionais.

Depois de ‘Central do Brasil’

Projetado como uma referência da atuação mirim a partir de Central do Brasil, ele passou a ser convidado, ainda menor, para compor diversos projetos; compôs o elenco da novela 'Suave Veneno' em 1999, contracenando com Glória Pires.

No ano seguinte, esteve do lado de outro astro brasileiro internacionalmente conhecidoRodrigo Santoro, no filme 'Abril Depedaçado', do mesmo Walter Salles. A parceria entre os dois, inclusive, rendeu até mesmo depois da maioridade, quando Vinícius compôs o elenco de Linha de Passe, dirigido por Salles, em 2008.

Na adolescência, migrou para o teatro, mas foi na TV que voltou a ser reconhecido pelos papéis a nível nacional; fez o jovem Renato Aragão em 2010, no especial 'Nosso Querido Trapalhão', e atuou na novela das 21h 'A Regra do Jogo', ambos pela TV Globo.

Com trabalhos distribuídos entre emissoras abertas, TV por assinatura e até em plataformas de streaming, dois dos mais recentes obtiveram sucesso nacional: a série 'Sintonia, da Netflix', e o seriado 'Segunda Chamada', pelo Globoplay, ambos lançadas em 2019.