Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Beatles

5 curiosidades sobre o homem que aparece na capa mais famosa dos Beatles

O coadjuvante escondido em ‘Abbey Road’ é um dos segredos da capa do disco

Redação Publicado em 03/07/2022, às 08h00

Detalhe do homem na capa do "Abbey Road" dos Beatles - Divulgação/Apple Records/Creative Commons
Detalhe do homem na capa do "Abbey Road" dos Beatles - Divulgação/Apple Records/Creative Commons

Quando os Beatles lançaram o “Abbey Road”, esperavam que o disco fosse fazer sucesso, mas provavelmente não imaginavam que chegariam a vender impressionantes mais de 30 milhões de cópias do álbum.

O último disco da banda britânica se tornou um dos mais lendários da história da música tanto por suas canções quanto por sua própria capa, que foi investigada a fundo pelos fãs e por especialistas no grupo.

Um dos detalhes contidos nela foi a presença de um homem praticamente escondido no fundo da imagem. A equipe do site Aventuras na História separou 5 curiosidades sobre esse curioso coadjuvante.

1. Uma capa icônica

O responsável por tirar a lendária fotografia da capa do “Abbey Road” foi Iain MacMillan, que registrou George Harrison, Paul McCartney — descalço e com um cigarro na mão —, Ringo Starr e John Lennon atravessando a Abbey Road no dia 8 de agosto de 1969.

No entanto, próximo deles, ainda aparecendo na foto, estava um homem que pode ser enquadrado em um perfeito caso de "na hora certa, no lugar certo". Isso porque as fotos para a capa do disco foram tiradas em apenas 10 minutos e ele conseguiu aparecer na imagem escolhida.


2. Como isso aconteceu?

O americano Paul Cole estava turistando por Londres com a esposa quando decidiu parar um pouco na calçada da Abbey Road para conversar com um policial. Ele viu os quatro homens atravessando a rua, colocou as mãos na cintura e ficou assistindo a cena.

Ele e a mulher estavam planejando o que fariam a seguir, já que estavam visitando museus e outros pontos turísticos da cidade. O que não imaginavam é que Paul iria acabar aparecendo na capa de uma das bandas mais famosas da época sem querer.


3. Descobrindo que estava na capa

O homem não era muito fã dos Beatles, então, embora tenha causado curiosidade dos entusiastas do grupo logo após o lançamento do disco, demorou um pouco para que ele percebesse que havia sido um coadjuvante acidental no álbum.

A descoberta aconteceu somente alguns meses depois, enquanto a esposa dele treinava no piano uma das músicas do “Abbey Road” e Paul levou um susto ao se ver na imagem. O americano era somente um vendedor que vivia na Flórida e estava estampando a capa de um dos álbuns mais importantes da história da música.


4. Entrevistas sobre “Abbey Road”

Embora fosse um anônimo, Paul chegou a ser entrevistado para falar sobre sua aparição “surpresa” na fotografia que compôs o disco. Nas conversas, o homem sempre disse como nunca pensou que fosse fazer parte da história da música.

“Aconteceu de eu levantar os olhos e ver aqueles caras atravessando a rua, como em uma linha de patos”, disse em uma entrevista, repercutida pela Rolling Stone Brasil. “Um bando de malucos, eu os chamei assim, porque eles tinham um visual bem radical para a época. Não se andava em Londres com os pés descalços.”

5. Teorias

Assim como todos os detalhes de “Abbey Road”, Paul também se tornou alvo das teorias da conspiração dos fãs e entusiastas dos Beatles. Muitos disseram que a história seria uma invenção e, possivelmente, uma jogada de marketing.

Os rumores sobre o fato de o americano não estar ali ao acaso ou de Cole não ser o homem da capa foram bastante disseminados na época e chegaram a ser reproduzidos até mesmo pela imprensa. O mistério pode continuar para alguns, já que Paul morreu em 2008, aos 96 anos.


+Saiba mais sobre os Beatles através das obras abaixo, disponíveis na Amazon:

The Beatles, de Steve Turner (2016) - https://amzn.to/2vkVd64

The Beatles - Yellow Submarine, de Bill Morrison (2018) - https://amzn.to/33dTvjd

The Beatles a biografia, de Bob Spitz (2007) - https://amzn.to/2vQNUmZ

The Beatles, de Vários Autores (2014) - https://amzn.to/2viq8jt

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W