Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Curiosidades

5 frases famosas de filmes que nunca foram ditas

Acredite, Darth Vader jamais proferiu: "Luke, eu sou seu pai"

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 05/12/2021, às 08h00 - Atualizado em 26/08/2022, às 19h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de "O Império Contra-Ataque" (1980) - Divulgação/YouTube/Star Wars
Cena de "O Império Contra-Ataque" (1980) - Divulgação/YouTube/Star Wars

Se você e um grupo considerado de pessoas possuem uma mesma memória sobre determinado assunto ou relacionado a qualquer evento do passado, muito provavelmente a margem para equívocos e erros seja quase nula, certo? Afinal, se todo mundo lembra da mesma coisa, ela realmente aconteceu.

Mas, apesar da teoria, a tese não é bem assim, já que o que mais existe são casos de pessoas que compartilham de uma memória que jamais ocorreu. Enquanto uns chamam isso de "Delírio coletivo" o termo técnico relacionado a casos assim também pode ganhar o nome de “Efeito Mandela”, que é explicado em mais detalhes em matéria publicada pela equipe do site Aventuras na História. 

Mas o ‘Delírio coletivo’, ou ‘Efeito Mandela’, chame como quiser, não acontece apenas no mundo real, ele também pode ter efeito na ficção, mais precisamente no cinema.

Afinal, só faltava você me dizer que realmente acredita que Darth Vader disse “Luke, eu sou seu pai” para o jovem Skywalker, né?

Confira nossa lista!

1. Tubarão (1975)

O blockbuster de Steven Spielberg foi, à época, o maior faturamento da história do cinema com um pouco mais de 470 milhões de dólares. O sucesso fez, inclusive, com que a carreira do diretor alavancasse, mas os conturbados bastidores quase jogaram tudo por água abaixo. 

Enfim, fora isso, outro ponto marcante no filme é a frase que muitos atribuem ao chefe de polícia local Martin Brody (Roy Scheider)l: "We’re gonna need a bigger boat!" ("Vamos precisar de um barco maior!").

Contudo, o personagem de Roy nunca disse isso. A frase correta foi: “You’re gonna need a bigger boat!” ("Você vai precisar de um barco maior!"), o que tira de Martin um pouco da responsabilidade dos acontecimentos.


2. Branca de Neve e os Sete Anões (1937)

Branca de Neve e os Sete Anões é um clássico da Disney que marcou gerações e, até hoje, é adorado pelas crianças. Mas saiba que o longa esconde algo que ninguém imagina. E não, não estamos falando da versão macabra dos Irmãos Grimm.

Isso porque, na versão original do estúdio, de 1937, a Rainha Má não diz "Mirror, mirror, on the wall, who is the fairest of them all?" ("Espelho, espelho meu, quem é mais bela do que eu?").

A fala original é: "Magic mirror on the wall, who is the fairest one of all?" ("Espelho mágico na parede, quem é a mais bela de todas?").

A frase se tornou tão icônica que uma releitura em live action do conto foi lançada em 2012 com o título de “Espelho, Espelho Meu”.


3. Star Wars: O Império Contra-Ataca (1980)

Considerado por muitos fãs como o melhor filme da saga Star Wars, ‘O Império Contra-Ataca’, de 1980, é de suma importância para o universo cinematográfico de George Lucas, afinal, é no longa que o vilão Darth Vader conta a Luke Skywalker que ele é seu pai

No filme, Vader usa a seguinte frase para o momento: "Luke, I am your father" ("Luke, eu sou seu pai"), certo? Errado, a icônica frase nunca foi essa. Na verdade, a voz de James Earl Jones diz: "No, I am your father" ("Não, eu sou seu pai").


4. Wall Street: Poder e Cobiça (1987)

Dirigido e co-escrito por Oliver Stone, o filme de 1987 é um dos grandes longas das carreiras de Michael Douglas e Martin Sheen. A trama apresenta a história de um corretor da bolsa de valores americana, daí a inspiração para o título, que se envolve com um bilionário que enriqueceu devido às inúmeras falcatruas. 

Muito se recordam do longa pela frase "Greed is good" ("Cobiça é bom"). Entretanto, ela jamais foi dita, sendo que a original era: "The point is, ladies and gentleman, that greed, for lack of a better word, is good." ("O ponto, senhores e senhoras, é que cobiça, na falta de melhor palavra, é bom.")


5. Casablanca (1942)

Considerado um dos maiores filmes da história do cinema dos Estados Unidos pela American Film Institute, o longa se passa durante a Segunda Guerra Mundial, na cidade marroquina de Casablanca, que está sob o controle do Estado Francês. A produção venceu três Oscars em 1944, incluindo os prêmios de Melhor Filme e Melhor Direção. 

O equívoco envolvendo a produção do diretor Michael Curtiz se dá em relação à frase "Play it again, Sam" (ou "Toque novamente, Sam", em tradução livre). Entretanto, a frase que o personagem diz é: "Play it, Sam. Play 'As Time Goes By'”, ("Toque, Sam. Toque 'As Time Goes By'").


+Saiba mais sobre Hollywood por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Hollywood: 131, de Charles Bukowski (1998) - https://amzn.to/2UXDWKe

Cenas de uma revolução: o nascimento da nova Hollywood, de Mark Harris (2011) - https://amzn.to/3c6gqAr

O pacto entre Hollywood e o nazismo: Como o cinema americano colaborou com a Alemanha de Hitler, de Ben Urwand (2019) - https://amzn.to/2ViwOqO

Hollywood Babylon: The Legendary Underground Classic of Hollywood's Darkest and Best Kept Secrets (Edição Inglês), de Kenneth Anger (1981) - https://amzn.to/2RurMWU

O livro do cinema, de Vários autores (2017) - https://amzn.to/2VeOS52

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W