Matérias » Bizarro

Da impotência a virilidade: 5 crenças insólitas da Era Vitoriana

Com conhecimentos restritos, os profissionais da época acreditavam em qualquer rumor

Pamela Malva Publicado em 10/07/2020, às 08h00

Dança bizarra da Era Vitoriana
Dança bizarra da Era Vitoriana - Domínio Público

As regras e os costumes da Era Vitoriana são bastante conhecidos por seu caráter curioso. Isso porque, naquela época, muitos dos conhecimentos sobre medicina e ciência, por exemplo, eram precários.

Com isso, era comum que as pessoas acreditassem em todo tipo de boato. Desde o sexo, até a anatomia do corpo humano, as crenças vitorianas eram, no mínimo, inusitadas.

Confira 5 das crenças mais mirabolantes da Era Vitoriana:

1. Virilidade

Homem da Era Vitoriana / Crédito: Wikimedia Commons

 

Durante toda a Era Vitoriana, acreditava-se que a frequência sexual de um homem estava diretamente ligada à virilidade dele. Sendo assim, caso um homem tenha sido mais cauteloso em suas relações sexuais, a crença dizia que ele continuaria viril até depois dos 70 anos.


2. Menstruação

Mulher da Era Vitoriana / Crédito: Wikimedia Commons

 

Naquela época, a sociedade pensava que as mulheres deixariam de menstruar após o casamento — uma moça menstruaria apenas "até ser pedida em casamento por um pretendente adequado", segundo Edward Pollock Anshutz.


3. Impotência

Para os homens da época, a impotência era uma vergonha. Dessa forma, sempre que conversavam entre si, evitavam o assunto, já que sua falta de apetite sexual seria motivo de escárnio.


4. Curas

Extratos e óleos da Era Vitoriana / Crédito: Wikimedia Commons

 

Entre muitas das curas esquisitas da época, as mais inusitadas eram relacionadas a sexo. Para se livrar da impotência, por exemplo, o homem poderia ingerir enxofre, além de levar uma vida pura, passar um tempo ao ar livre e ter uma boa alimentação. Além disso, mulheres com pavor de sexo poderiam tomar Lycopodium 30, uma erva usada para tratamentos homeopáticos.


5. Ejaculação

Médicos da Era Vitoriana costumavam acreditar que ejaculações involuntárias durante o sono poderiam dar dores de cabeça, gerar lentidão mental e cansaço, mesmo que não fizessem mal à saúde diretamente.


+Saiba mais sobre a Era Vitoriana através das obras abaixo:

A Era Vitoriana, Élio Chaves Flores e Iris Helena Guedes (2000) - https://amzn.to/2NLy4Ae

História Concisa da Grã-Bretanha, de W. A. Speck (2013) - https://amzn.to/33FeKdj

Vitória, de Daisy Goodwin (2017) - https://amzn.to/2sCTiZg

Vitória, a rainha: Biografia íntima da mulher que comandou um Império, Julia Baird e Denise Bottmann (2018)  - https://amzn.to/2NMzKJP

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W