Matérias » Personagem

James Doohan, o homem que foi de soldado no Dia D a astro de Star Trek

Antes de estrelar a icônica série , o ator derrubou dois snipers na Batalha de Normandia e foi baleado várias vezes na Segunda Guerra

Gabriel Fagundes Publicado em 23/10/2020, às 13h30

Foto de ator James Doohan em Star Trek
Foto de ator James Doohan em Star Trek - Divulgação

Seu nome é James Montgomery Doohan ou com alguns preferem Montgomery Scotty — como ficou conhecido ao ter sucesso no papel de engenheiro chefe da nave espacial Starship Enterprise da série de ficção científica Star TrekMas, engana-se quem pensa que sua biografia iniciou nos palcos do cinema. Ao contrário, foi nos tablados da guerra.

James é canadense de descendência irlandesa, embora carregasse um sotaque escocês que levava os mais dispersos a acreditarem que ele tivesse vindo da Escócia. Mas não. Nasceu em Vancouver, em três de março de 1920. Era o mais novo dos seus quatro irmãos. Seu pai trabalhava como farmacêutico, o que influenciou na formação dos seus filhos mediante ao contato com a ciência, invenções e criatividade.

Tanto foi assim, que na época em que Doohan estudava teve destaque em matemática e ciências na Sarnia Collegiate Institute e Technical School (SCITS). Contudo, decidido a rumar para outros campos, alistou-se no Exército Real Canadense, tornando-se tenente do 14º Regimento de Artilharia de Campo, que foi enviado para a Inglaterra para treinamento em 1940.

Passados quatro anos, ele e todo o seu batalhão foram encaminhados para a invasão da França na praia da Normandia. Episódio que ficou conhecido como: Dia D. Sendo o exército canadense responsável por dominar a área compreendida de Courseulles até Saint-Aubin-sur-Mer, conhecida como Juno Beach

Porém, a idealização não foi a execução. A estratégia de guerra não teve total êxito. Isso por conta do mau tempo que dificultava a visibilidade, fazendo com que alvos fossem errados, e as armadilhas impostas pelos alemães para barrar a tomada de território.

Para endossar essa problemática, o mar em que estavam tinha ondas revoltas e areia densa. O que gerava um temor ainda maior para os soldados. Em entrevista para à Associated Press, James pontuou que tinha mais medo de se afogar do que dos alemães”. Não estava errado. Por que foi pela instabilidade da localidade, do solo, da pouca luminosidade, que acabou sendo baleado erroneamente por uma sentinela. Foram seis tiros. Sendo quatro na perna, o quinto no peito e o último na mão direita da qual arrancou seu dedo médio.

Sua história evidentemente não para por aqui. Ao se recuperar das lesões, ainda aprendeu a pilotar o avião Taylorcraft Auster Mark IV. No entanto, é no voltar para o Canadá depois da guerra, que passa por grande metamorfose. Quando ouviu um programa de rádio, cuja qualidade não o agradou, e decidiu fazer sua própria versão. O operador de rádio percebendo sua habilidade recomendou-lhe que fizesse teatro. E assim fez. Ganhando uma bolsa de estudos em Nova Iorque.

Sua primeira atuação no rádio foi em 1946. Fez inúmeras atrações, inclusive na TV porque tinha uma voz flexível que ganhou o mercado. Mas foi em 1965 que atingiu o apogeu ao dar vida ao personagem Montgomery Scotty da série Star Trek, cujo papel era o de engenheiro chefe da nave espacial Starship Enterprise. Sua atuação foi tão emblemática que influenciou inúmeras pessoas, dentre elas o astronauta Neil Armstrong, grato pelo trabalho de Doohan. James faleceu em 2005, e suas cinzas foram levadas para o espaço pelo foguete SpaceLoft XL.


+Saiba mais sobre o tema por meio das obras disponíveis na Amazon

As mulheres do nazismo, de Wendy Lower (2014) - https://amzn.to/2IsPrSB

O Diário de Anne Frank, de Anne Frank (1995) - https://amzn.to/2LpppBC

Tudo sobre Anne, de Casa de Anne Frank (2019) - https://amzn.to/369A8YO

Os colegas de Anne Frank, de Theo Coster (2012) - https://amzn.to/34VfRX1

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du